António Guterres diz que a OMS “é fundamental para assegurar o combate à Covid-19”

Data:

O secretário geral da ONU diz que este não é o momento de reduzir recursos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para António Guterres, é absolutamente essencial garantir o combate à Covid-19.
Declarações que foram feitas na sequência do anúncio do presidente dos Estados Unidos de suspensão da contribuição americana para a agência.
O secretário-geral das Nações Unidas defendeu que a OMS deve ser apoiada “pois é absolutamente fundamental para assegurar o combate à Covid-19”.
Em nota emitida pelo seu porta-voz, António Guterres destaca que a OMS e o seu pessoal “estão na primeira linha apoiando os Estados-membros e suas sociedades, especialmente os mais vulneráveis entre eles, com orientação, capacitação, equipamentos e serviços concretos para salvar vidas humanas no combate ao vírus”.
As declarações do chefe da ONU foram feitas na sequência do anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que suspenderá os fundos da agência, enquanto aguarda uma revisão da resposta inicial à Covid-19.
António Guterres voltou a frisar que a pandemia é um dos desafios mais perigosos que o mundo enfrenta sendo “sobretudo uma crise humana com graves consequências para saúde e socioeconômicas”.
Para o secretário-geral, o vírus “não tem precedentes e requer uma resposta sem precedentes” Ele apontou que nessas condições é possível que “os mecanismos tenham tido leituras Defendeu ainda que depois de se ultrapassar o surto deve haver um tempo “para olharmos para trás, entender como a doença surgiu e se espalhou tão rapidamente em todo o mundo, e como todos os envolvidos reagiram à crise”.
Foi a 31 de dezembro passado que a agência da ONU foi notificada sobre o primeiro caso de pneumonia “de causa desconhecida” surgida na cidade de Wuhan, na China.
Como parte da atuação da OMS, o surto foi declarado uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, um mês depois.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.