António Costa elogia “esforço extraordinário” de professores, alunos e famílias para se adaptarem ao ensino à distância

Data:

As declarações do primeiro-ministro foram proferidas esta manhã na RTP, em Lisboa, na apresentação da emissão #EstudoEmCasa – A escola na televisão, que começa a ser difundido no dia 20 de abril na RTP Memória, com aulas para os alunos do ensino básico durante o terceiro período.
António Costa esteve acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, durante a visita aos estúdios da RTP onde já estão a ser gravadas as aulas do 1.º ao 9.º ano que vão chegar aos alunos através da televisão, em tempos de pandemia.
O primeiro-ministro afirmou que “esta oferta é complementar e não substitui o trabalho que os professores vão continuar a fazer”, através de outros meios, o que vem ocorrendo desde que o Governo suspendeu as aulas presenciais, como medida de contenção à propagação do Covid-19.
Sobre esta nova forma de ensino, António Costa destacou o “esforço extraordinário” de doentes, estudantes e famílias.
“Os professores, as famílias e os alunos fizeram um esforço extraordinário para se adaptarem a esta nova realidade”, assumiu, referindo que nas duas semanas anteriores às férias da Páscoa “houve uma capacidade extraordinária de reinventar a forma de a escola continuar, apesar de a escola estar fisicamente fechada”.
“Os professores aprenderam a trabalhar com ferramentas digitais, conseguiram manter-se em contacto com os alunos através dos meios digitais, do telemóvel ou do correio, não abandonaram os seus alunos, e os alunos mantiveram-se ligados à escola”, elogiou.
Referindo-se à importância da plataforma #EstudoEmCasa, António Costa lembrou que há alunos que não têm acesso a plataformas digitais, “pelo que era preciso uma nova oferta que chegasse mesmo a todos”
Costa elogiou também o trabalho da estação de televisão pública, que montou “em tempo recorde” uma solução para tornar mais acessível o ensino em tempos de pandemia.
“Por isso, criámos o #EstudoEmCasa através da RTP Memória”, que classificou como “uma escola com os conteúdos e as tecnologias de hoje que chega a casa de cada um para complementar o trabalho com os professores e ser mais acessível a quem não tem ferramentas digitais”.

Um canal acessível a todos

O Ministro da Educação explicou, por sua vez, que a escolha da RTP Memória deveu-se a ser um canal que chega a todos.
“Era relevante que tivéssemos um canal acessível a todos, fosse na fibra ótica, fosse por satélite, ou por televisão digital terrestre, porque em muitas casas as televisões não têm a funcionalidade de voltar para trás, e era importante apresentar todos os conteúdos sincronamente”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues.
Por outro lado, através deste modelo, “as famílias que têm mais de um filho e não têm várias televisões, têm a possibilidade de ter a grelha continuada para que todos possam seguir todos os conteúdos”, acrescentou.
Os conteúdos “estão acompanhados de um guião que estará disponível para todos os professores poderem complementar o trabalho dos alunos que não têm acesso aos meios telemáticos”, disse ainda o ministro.
Na grelha de programação, concebida para os alunos do ensino básico, os conteúdos pedagógicos temáticos passarão ao longo das cerca de oito horas de emissão diárias, em blocos de 30 minutos cada.
Para além de serem transmitidos na RTP Memória, vão também ficar disponíveis em várias plataformas online da RTP, numa App e ainda no Youtube.
Assim, a partir de segunda-feira, 20 de abril, o #EstudoEmCasa vai ser transmitido nos seguintes canais:
· TDT – posição 7
· MEO – posição 100
· NOS – posição 18
· Vodafone – posição 17
· Nowo – posição 13
Pode ser seguido também na internet através do site https://www.rtp.pt/estudoemcasa com emissão de cada dia e on-demand de módulos individualizados.
No YouTube os canais poderão ser encontrados fazendo a pesquisa por “DGE #EstudoEmCasa”, ou nos seguintes links:
Pré-Escolar: https://www.youtube.com/channel/UChcfiTs4sqjwRS6fzaxKyog
1º Ciclo: https://www.youtube.com/channel/UCTzWCFMxJ4wWmWlh-Gzewfg
2º Ciclo: https://www.youtube.com/channel/UCyhocJbYZIOehpISd7yyNqQ/
3º Ciclo: https://www.youtube.com/channel/UCmweZLU2OEU-FOBtLBLJ84w/
Secundário: https://www.youtube.com/channel/UCJdh52Zkf0u0qvYOfCWd3gg
Paralelamente, a RTP 2 vai transmitir conteúdos a pensar nas crianças da Educação Pré-escolar – dos 3 aos 6 anos.
A plataforma surge de uma parceria entre o Governo, a RTP e a Fundação Gulbenkian. As aulas pela televisãosão gravadas por professores da escola de Alcanena, aos quais António Costa agradeceu, assim como a todos os professores que trabalham em casa.
Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.