O número de carros a circular no Porto é hoje “residual”, mas mesmo assim foi registada uma detenção por condução ilegal, no âmbito da operação policial “Páscoa em Casa”, avançou fonte da Divisão de Trânsito da PSP do Porto.
“Temos um trânsito muito residual a esta hora da manhã [10:00] e prevemos que se mantenha para o resto do dia”, declarou o chefe da Divisão de Trânsito do Comando da PSP do Porto, comissário José Ferreira, que acompanhava esta manhã a equipa de agentes que fiscalizavam os condutores entre a Ponte do Freixo e o Estádio do FC Porto.
A PSP deteve uma pessoa por condução ilegal, por falta de licença para conduzir, mas relativamente à operação “Páscoa em Casa” e às restrições relativas a este período está “tudo muito calmo”.
Hoje há menos trânsito comparativamente a quinta-feira. “É mais uma prova em que na quinta-feira a maior parte das viaturas que circulavam [no Porto] eram viaturas que estavam em trabalho com motivos justificados. Já ontem [sexta-feira], se notou uma redução muto significativa e hoje essa redução está a manter-se”, acrescentou o comissário.
A “Páscoa em Casa” é uma operação conjunta da PSP e da GNR, que arrancou na quinta-feira e que conta com 35 mil elementos no terreno.
As novas restrições de circulação impostas na renovação do Estado de Emergência no combate à pandemia da covid-19 estipulam que entre quinta-feira e as 24:00 de segunda-feira, as deslocações não poderão fazer-se para fora do concelho de residência, salvo situações autorizadas, como ir trabalhar.