A telescola regressa a 20 de abril, com as aulas para os alunos do ensino básico, transmitidas na RTP Memória, após o início do terceiro período, a 14 de abril e o regresso de cerca de dois milhões de alunos ao ensino à distância.
Aquele canal da RTP cede a emissão a conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores para alunos do ensino básico.
#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha da RTP Memória das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos. As aulas para o 1.º e 2.º ciclos serão de manhã e para o 3.º ciclo à tarde.
Segundo uma comunicação da RTP, os conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, “abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos”.
Para além de disciplinas como Português, Matemática, História, Geografia, Estudo do Meio e Inglês, háverá várias outras, como Ciência e Cidadania, Hist´ria e Cidadania, Espanhol, Português Língua Não Materna, Educação Física e Educação Artística.
“Com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis”, informa ainda o canal televisivo público.
Assim, na segunda-feira, 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão de segunda a sexta-feira, até dia ao final do ano letivo.
A RTP informa ainda que o #EstudoEmCasa vai ser transmitido nos seguintes canais:
· TDT – posição 7
· MEO – posição 100
· NOS – posição 18
· Vodafone – posição 17
· Nowo – posição 13
Pode ser seguido também na internet através do site https://www.rtp.pt/estudoemcasa com emissão de cada dia e on-demand de módulos individualizados.
Será ainda disponibilizada uma App (aplicação móvel) com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa
Paralelamente, a RTP 2 vai transmitir conteúdos a pensar nas crianças da Educação Pré-escolar – dos 3 aos 6 anos.
Em comunicado, o Ministério da Educação explica que a emissão do #EstudoEmCasa na RTP Memória vai permitir alcançar a generalidade dos alunos, ultrapassando alguns dos constrangimentos no acesso ao ensino que têm sido denunciadas por pais, professores e diretores escolares ao longo das ultimas semanas.
Ensino na televisão arranca a 20 de abril é já há grelha com horários e disciplinas
