Urgência de Peniche reabre no sábado após quarentena

Data:

A urgência básica de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) reabre no sábado às 08h, por decisão das autoridades locais de saúde, depois de a equipa cumprir 14 dias de quarentena, anunciou hoje a instituição.
“Informa-se a população que o serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche irá reabrir no dia 11 de abril às 08h, uma vez que cessará nessa data o período de quarentena, não se tendo confirmado o contágio da maior parte dos profissionais”, refere o comunicado do CHO enviado à agência Lusa.
O CHO esclareceu que a urgência de Peniche, no distrito de Leiria, “não reúne condições para atendimento de doentes com suspeita de infeção por Covid-19”, pela “limitação das instalações físicas”, que impedem ter áreas diferentes de atendimento para casos suspeitos de doente Covid-19 de doentes com outras patologias.
Os doentes com sintomas de covid-19 deverão contactar primeiro a Linha SNS24 (808 24 24 24) e, consoante a avaliação médica que obtiverem, dirigirem-se aos centros de saúde da região ou às urgências de Torres Vedras e Caldas da Rainha.
As autoridades locais de saúde pública determinaram o encerramento da urgência em 27 de março, em virtude de toda a equipa – 19 enfermeiros, três médicos e 10 auxiliares – ter ficado de quarentena no âmbito da pandemia da covid-19.
A administradora explicou, na ocasião, que “um doente que foi sujeito ao teste à covid-19 no Hospital de Santa Maria, e deu negativo, foi transferido para Peniche, onde voltou a ser submetido ao teste e acusou positivo, tendo sido transferido para Caldas da Rainha, onde esteve internado”.
Na urgência de Peniche, entre os profissionais de saúde, “uns tiveram contacto com o doente e outros com o enfermeiro” infetados, explicou Elsa Baião.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo município de Peniche, este concelho regista uma morte e sete casos confirmados de infeção por covid-19.
Além do Hospital de Peniche, o Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha e Torres Vedras e detém uma área de influência constituída, a par destes três concelhos, pelas populações de Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã, e de parte dos municípios de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.