Atividade empresarial na zona euro cai para mínimo de sempre em março

Data:

A atividade empresarial na zona euro caiu em março para um mínimo sem precedentes desde julho de 1998 devido à pandemia da covid-19, segundo o índice PMI da consultora IHS Markit.

O índice PMI (Purchasing Managers’ Index) composto para a zona euro baixou para o nível sem precedentes de 29,7 pontos desde 1998 (desde que a Markit começou a recolher dados), contra a estimativa ‘flash’ de 31,4 pontos e 51,6 pontos em fevereiro.

Até agora, o mínimo histórico era de 36,2 pontos, registado em fevereiro de 2009, no pico da crise financeira mundial.

A atividade foi particularmente fraca em Itália (20,2 pontos) e em Espanha (26,7 pontos), os dois países da zona euro mais atingidos pela pandemia.

Por países, o PMI composto foi de 37,3 pontos na Irlanda, 35 pontos na Alemanha e 28,9 pontos em França.

Quando o PMI, que reflete a confiança dos diretores de compras das empresas, é superior a 50 pontos significa que a atividade se expande e quando é inferior significa que a atividade se contrai.

“As medidas destinadas a travar a propagação da covid-19 adotadas pelos governos europeus” “pesaram fortemente na procura e na atividade económica”, explica a Markit num comunicado.

Estas medidas também “pesaram na confiança, tendo esta caído para o nível mais baixo de sempre em todos os países abrangidos pelo inquérito”, adianta.

O setor dos serviços sofreu particularmente, com uma queda do PMI de 52,6 pontos em fevereiro para 26,4 em março, “o nível mais baixo de sempre”.

Segundo o economista chefe da Markit, Chris Williamson, estes números deverão traduzir-se numa contração anual de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na zona euro.

“Os dados do PMI da zona euro parecem condenados a continuar a curva descendente nos próximos meses”, adianta.

Contudo, Williamson sublinha que é “impossível estimar com precisão o custo económico total da covid-19 porque tanto a duração como a amplitude ainda são largamente desconhecidas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.