A Câmara de Vila Real de Santo António interditou a partir de hoje o acesso a todas as praias do concelho, para evitar aglomerações de pessoas e impedir a expansão da pandemia de Covid-19.
O município adiantou que a “interdição de acesso será feita junto às entradas dos passadiços”, abrange a “proibição de circulação nestas estruturas” que se encontram ao longo das principais praias do concelho e vigorará até 15 de abril de 2020, sendo a “sua continuidade reavaliada e comunicada antes do final desta data”.
O município referiu que o encerramento destas zonas é feito “em parceria com a Autoridade Marítima Nacional, a Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, as forças de segurança do concelho e a Agência Portuguesa do Ambiente”.
A autarquia pediu a compreensão dos munícipes para a aplicação desta medida e apelou à população para seguir as recomendações das autoridades sanitárias, através da “redução de movimentos e contactos sociais” e da “permanência em casa”, consideradas as “melhores respostas para o combate à situação de pandemia que o país e a região atravessam”.
A Câmara de Vila Real de Santo António segue assim outras autarquias do distrito de Faro que desde sexta-feira interditaram o acesso às praias dos respetivos concelhos, como por exemplo as de Lagoa e Lagos, que fecharam os areais na sexta-feira, as de Loulé e Portimão, que o fizeram no sábado, ou a de Albufeira, que interditou o acesso às zonas de costa no domingo.
O município de Lagoa interditou as zonas de praia com o “objetivo de dissuadir a população de realizar passeios em grupos ou em zonas onde se juntem aglomerados de pessoas”, em Lagos a decisão foi tomada por “tempo indeterminado” e nas zonas que foram identificados como “locais aprazíveis” e “mais propícios à concentração de pessoas”.
A Câmara de Loulé anunciou o condicionamento dos acessos às praias do Trafal, Loulé Velho e Almargem, assim como o encerramento dos parques de estacionamento nas zonas do litoral, em Almancil: no Garrão Nascente, Vale do Lobo, Quinta do Lago, Dunas Douradas e Ancão, e, em Quarteira, no Passeio das Dunas.
A Câmara de Portimão fechou oito quilómetros de praias e áreas de litoral do concelho, para evitar aglomerados de pessoas e conter a expansão da pandemia de covid-19, e a de Albufeira interditou os acessos aos parques de estacionamento que dão acesso às praias Galé Oeste, Galé (estrada de acesso à praia), Evaristo, Castelo, S. Rafael, Arrifes, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água e Barranco.
Câmara de Vila Real de Santo António interdita praias do concelho
Data: