Empresa portuguesa quer explorar ouro no Alto Douro Vinhateiro

Data:

A Minaport já tinha a licença experimental de uma mina de ouro em Freixo de Numão, desde Abril de 2016. Agora pretende conseguir um contrato de concessão para a exploração definitiva por mais 10 anos,  para tratar 180 mil toneladas por ano de minério de ouro em plena zona de protecção do Alto Douro Vinhateiro.

A empresa já entregou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um Estudo de Impacte Ambiental (EIA), que estará em consulta pública até ao próximo dia 15 de Abril.

Segundo o jornal, trata-se de um projecto de mineração em galeria subterrânea, integrado numa área sensível – está localizado a cerca de 500 metros da área classificada como Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro, na sua zona especial de protecção.

Os pedidos de prospecção de lítio para esta área protegida, recorda o “Público”, levaram o ICOMOS Portugal a lançar alertas de preocupação à Unesco, pelos efeitos que a exploração pode ter naquela paisagem protegida.

A Minaport é uma empresa portuguesa, fundada em 2010, e que deu continuidade ao chamado projecto mineiro do Numão, que foi proposto por uma outra empresa, a Mineralia, em 2008. Foi a Mineralia quem ficou, então, com os direitos do contrato assinado com o Estado português que lhe dava direitos de prospecção e pesquisa numa área de 5840 hectares, localizada nos concelhos de São João da Pesqueira e de Vila Nova de Foz Côa.

Em 2016, a mesma Minaport pediu uma licença de exploração experimental e foi ao abrigo dela que avançou já com a construção de algumas infra-estruturas, nomeadamente a lavaria, onde se faz a separação dos minerais, através do método de flutuação e onde são usados vários reagentes químicos. Agora pretende autorização para desenvolver as instalações com vista a extrair e tratar 180 mil toneladas de minério por ano, para poder produzir e vender concentrado de ouro.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.