Candidatura do Culto de Nossa Senhora da Nazaré entregue à Comissão Nacional da UNESCO

Data:

Candidatura do Culto de Nossa Senhora da Nazaré entregue à Comissão Nacional da UNESCO

A proposta incide nas Práticas e Manifestações do Culto a Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, reunidas num dossiê entregue na última sexta-feira, dia 13, à Comissão Nacional da Unesco, e será agora sujeita a “um longo e complexo processo de avaliação, com várias etapas”, divulgou hoje a autarquia do distrito de Leiria
O documento entregue à representação nacional “resulta do intenso trabalho de investigação e promoção desta tradição”, desenvolvido ao longo do último ano pela IPI Consulting Network.
O dossiê vai agora ser sujeito a uma pré-avaliação pela Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), após o que os promotores esperam que “a candidatura seja encaminhada para avaliação final pela UNESCO”, refere a autarquia num comunicado enviado às redações.
A candidatura a Património Imaterial da Humanidade é promovida pela câmara com o apoio de entidades associadas ao Culto, particularmente a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e a Paróquia da Pederneira-Nazaré.
O processo arrancou no início deste ano com a entrega à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) de um Pedido de Inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, sem o qual não se poderia avançar com a proposta à Unesco.
A par com a entrega da candidatura, os promotores efetuaram já um Plano de Salvaguarda daquele culto mariano e desenvolveram ao longo do último ano várias atividades ligadas às práticas realizadas em vários países do mundo.
A autarquia promoveu ainda a criação de uma rede de comunidades devotas, que já inclui comunidades de Portugal e do Brasil, e que deverá ser alargada a “Angola, São Tomé e Príncipe ou mesmo o Suriname e a Guiana Francesa, entre outros, onde a tradição de Nossa Senhora da Nazaré também chegou”, refere o comunicado.
No âmbito da candidatura estão previstas diversas ações, entre as quais a revitalização de antigos Círios portugueses, a geminação com locais onde o Culto assume importância significativa, a inserção nas Rotas Marianas Internacionais e a edição de publicações sobre o Culto e a implementação de uma Carta de Princípios vinculando todas as comunidades da rede.
A expetativa dos promotores é de que a decisão final da UNESCO seja conhecida antes do final de 2022.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.