O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia é um dos institutos superiores de ensino e universidades nacionais que estão a criar equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde e outros que têm de garantir serviços indispensáveis e de atendimento ao público, no âmbito das medidas de combate à propagação da infeção por Covid-19.
“Consciente da escassez deste equipamento médico na prevenção desta pandemia, a escola desenvolveu de raiz um projeto de design e produção de viseiras que contribuem, com segurança, para a proteção e minimização da propagação do vírus”, confirma o IADE numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
O protótipo das viseiras criado no IADE foi analisado e validado por profissionais de saúde, e respeitando a regulamentação em termos de material e higiene, estas “são de fácil utilização e reutilizáveis”.
“Desenvolvidas com os materiais policarbonato transparente 0.75mm, PLA e elástico náutico, a sua produção assenta, principalmente, na tecnologia de corte a laser e com recurso à impressão 3D, o que permite uma maior produção num curto espaço de tempo”, explica ainda a nota do IADE.
Com design de Vasco Milne, modelação 3D de Ruben Martins e Miguel Diniz, e produção de Vasco Milne e Diamantino Abreu, o projeto está atualmente em fase de protótipo, tendo a equipa desenvolvido, em apenas dois dias, 360 viseiras.
Dada a necessidade de haver uma maior disponibilização deste material de proteção, o IADE tem já em desenvolvimento, desde o design à produção, mais 600 viseiras, em parceria com a Ondagrafe, uma empresa de produção digital, perfazendo assim um total de 960 viseiras que serão doadas aos Hospitais Beatriz Ângelo, Santa Maria, Amadora Sintra e Estefânia.
O IADE foi fundado em Lisboa em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do Design em Portugal. Distinguido, durante três anos consecutivos, pela conceituada revista italiana Domus, como uma das 50 melhores escolas de Design da Europa, é a instituição que mais estudantes forma em Design. É, desde novembro de 2016, uma unidade orgânica da Universidade Europeia.