Chega hoje ao Porto avião com equipamento de proteção individual – Sec de Estado da Saúde

Data:

António Lacerda Sales revelou que chega hoje ao Porto um avião com 3,5 milhões de máscaras cirúrgicas, cerca de 300 mil toucas, 100 mil batas entre outros equipamentos.

Na conferência de imprensa sobre os mais recentes números da epidemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde quis primeiro destacar histórias que são “sinal de esperança”, como a de uma doente de 93 anos, da região de Lisboa, diagnosticada com Covid-19 e que, depois de 11 dias de internamento, recuperou e regressou a casa.
“Há mais historias (de recuperação), mais exemplos de superação, mais comunidade, mais entreajuda e solidariedade, num tempo em que a saúde vem e tem que vir primeiro”, sublinhou António Lacerda Sales, lembrando que “todos temos que cuidar de todos”.
Sobre o reforço do equipamento de proteção individual, referiu que chegará esta noite ao Porto um avião com cerca de 100 toneladas de material, das quais “3,5 milhões de máscaras cirúrgicas, cerca de 300 mil toucas, 100 mil batas entre outros equipamentos” pra os profissionais de saúde que serão “distribuídos pelo país conforme as necessidades”.
O secretário de Estado avançou ainda que já estão no terreno “várias respostas” voltadas para os “mais vulneráveis”, enumerando “as populações sem abrigo, os reclusos, os doentes crónicos, as vítimas de violência doméstica”.

Cerca de 7.000 testes diários

“Há muitas linhas da frente (no combate ao Covid-19) algumas das quais menos óbvias e menos percetíveis como é o caso das farmácias, que queria saudar veementemente”, elogiou António Lacerda Sales, que deixou ainda um agradecimento aos enfermeiros.
“(São) uma importante classe profissional do nosso Serviço Nacional de Saúde e cujo trabalho é igualmente determinante”, assumiu.
À população em geral, voltou a referiu que o Governo conta “com todos nesta luta que se faz a partir da casa de cada um”.
Nas respostas aos jornalistas, António Lacerda Sales revelou que o Governo está a aguardar a chegada de 481 mil zaragatoas, usadas nos testes ao Covid-19, e que já recebeu cerca de 66 mil testes.
Revelou ainda que os testes diários, que ontem foram 5.600, aumentaram hoje para cerca de 7.000 e “a tendência será para reforçar a capacidade de testagem”.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.