A ‘Linha Mais e Melhores Anos’ foi criada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para dar apoio e assistência aos cerca de 3500 idosos não institucionalizados que estão inscritos neste programa desportivo municipal, mas está igualmente disponível para acompanhar todos os seniores do concelho que o pretendam.
Segundo a autarquia, o objetivo desta linha “é ajudar a quebrar o isolamento dos seniores em que se encontram neste momento na sequência do confinamento obrigatório, levando alguns conselhos úteis, acompanhando o dia-a-dia, mas também para diagnosticar as dificuldades dos idosos e levar uma palavra amiga”.
Para além do aconselhamento e apoio, a cada chamada telefónica os técnicos irão registar diversos dados como a medicação, alimentação e as visitas recebidas, com a identificação de cada idoso.
Serão deixadas várias recomendações relacionadas com a forma de lidar com Covid 19 e os cuidados a ter, mas também ideias para ocuparem o tempo da melhor forma possível, mantendo-se ativos e despertos.
“Queremos manter o contacto com os nossos seniores, queremos perceber se estão bem e se permanecem ativos, se precisam de algum tipo de apoio, como estão a lidar com esta situação, mas queremos principalmente que saibam que não estão sozinhos”, adianta o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
Ao todo, cerca de 60 professores municipais de desporto, afetos ao programa municipal ‘Mais e Melhores Anos’, estão diariamente a desenvolver estes contactos pessoais via telefónica. Em caso de necessidade, os seniores não precisam de esperar pela chamada do seu interlocutor pois têm o seu número e podem contactá-los sempre que sentirem necessidade.
Atualmente, o programa abrange atualmente um total de 4200 seniores e decorre nos vários complexos desportivos do concelho (Famalicão, Ribeirão, Joane e Oliveira São Mateus) com a promoção de inúmeras atividades desportivas.
Os interessados que não fazem parte do programa ‘Mais e Melhores Anos’ mas que queiram beneficiar deste acompanhamento devem enviar um email para linhamaisemelhoresanos@famalicao.pt ou contactar o número 800292827.
Famalicão cria linha de apoio aos idosos do concelho
