A transportadora de passageiros Auto Viação do Tâmega tem 90% da frota parada após suspender as viagens no distrito de Vila Real e Bragança, mantendo apenas a ligação Chaves-Vila Real e serviço expresso, disse à Lusa fonte da empresa.
Devido à pandemia Covid-19, foram cortadas muitas linhas, como as ligações de Chaves a todos os concelhos do Alto Tâmega, mas também ligações entre Vila Real e Régua, também no distrito de Vila Real, ou ligações para Vinhais e Mirandela, no distrito de Bragança, adiantou o gestor de tráfego da Auto Viação do Tâmega, Eduardo Santos.
“Cerca de 90% dos autocarros tivemos que cortar o seguro pois estão completamente parados e não estão a dar rentabilidade nenhuma”, alertou.
Ainda sem poder calcular os prejuízos para a empresa com sede em Chaves, Eduardo Santos explicou que estes poderão ser muitos no próximo mês.
“A nível de transportes, por um lado, ainda bem que não anda a viajar quase ninguém. Entre Chaves e Vila Real, em média por cada horário que fazemos vão dois passageiros, o que é manifestamente pouco”, sublinhou.
A ligação entre Chaves e a capital do distrito, Vila Real, mantém-se desde segunda-feira com apenas três horários em cada sentido, saindo de Chaves às 06:30, 12:20 e 15:00, mas Eduardo Santos adianta que nos próximos dias o número de viagens pode ser reduzido.
O serviço expresso, para o Porto e Lisboa, tem também sofrido cortes e a partir de quarta-feira terá apenas dois horários entre Chaves e a capital, acrescentou.
“Não há ninguém a viajar, e estamos a tentar reduzir sequencialmente, para não ser de uma vez só, e derivado à necessidade que algumas pessoas ainda têm, embora a rentabilidade seja pouca”, atirou.
Os Transportes Urbanos de Chaves, também da responsabilidade da Auto Viação do Tâmega, foram suspensos “por tempo indeterminado”, tinha divulgado na segunda-feira a Câmara Municipal de Chaves.
Já em 12 de março a eurocidade Chaves-Verín tinha decidido suspender por tempo indeterminado o transporte público transfronteiriço ocasional devido ao cancelamento de feiras e eventos nos dois municípios provocado pela pandemia Covid-19.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) eurocidade Chaves-Verín havia retomado em fevereiro os transportes públicos transfronteiriços, depois de uma experiência piloto que decorreu entre agosto e dezembro.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Covid-19: Operadora suspende ligações em Trás-os-Montes e reduz frota em 90%
