Portugal pede apoio à UE para repatriar portugueses no Peru

Data:

Portugal enviou na segunda-feira o seu segundo pedido de apoio ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil para repatriamento de portugueses em países estrangeiros. Desta vez, para trazer portugueses e outros cidadãos europeus que estão no Peru.
O Mecanismo Europeu de Proteção Civil acompanha de forma muito próxima e ativa a situação relacionada com a pandemia Covid-19, funcionando como um hub fundamental no quadro da UE para apoio aos países mais afetados.
O primeiro pedido de cofinanciamento comunitário destinou-se ao transporte, desde Marselha até Lisboa, dos portugueses retirados da cidade chinesa de Wuhan e realizado por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
O pedido enviado ontem e formalizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), indica que “o voo de repatriamento em causa trará igualmente cidadãos europeus de outras nacionalidades” que estão no Peru, informa o Governo num comunicado.
O voo vai ser realizado por um avião da TAP com capacidade para transportar 298 passageiros. “Segundo os dados disponíveis, serão repatriados cidadãos portugueses e de 17 outras nacionalidades”, revela ainda o Governo.
Ainda através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, Portugal está a participar no processo comum de aquisição de máscaras, óculos, ventiladores e kits de teste, mas como foi dos últimos países europeus a ser afetado pela pandemia de Covid-19, um eventual pedido de assistência no âmbito desse mecanismo “deverá ter em conta que a maioria dos restantes países já se encontra em situação crítica e a capacidade de entreajuda fica substancialmente afetada”, sublinha o Governo no mesmo comunicado.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.