O município de Caldas da Rainha vai passar a contar com o apoio de dois hospitais de campanha para prevenir e acautelar a capacidade de resposta hospitalar ao surto do coronavírus Covid-19.
Numa nota enviada ao ‘Mundo Português’, o executivo municipal revela que um dos hospitais de campanha está implantado no Pavilhão da Mata, pela proximidade ao hospital, e está disponível desde hoje.
O segundo está instalado no edifício do Centro de Alto Rendimento do Badminton e está também em condições de funcionamento, se houver essa necessidade.
Cada um dos hospitais tem instaladas 30 camas e, caso entrem efetivamente em funcionamento, a autarquia assegura também a água, luz, aquecimento, limpeza, alimentação e oxigénio. Ao hospital cabe a responsabilidade de funcionamento, nomeadamente a organização de recursos humanos e gestão de resíduos hospitalares.
“Cada um dos edifícios foi totalmente preparado para esta função, com desinfeções totais, levadas a cabo por empresas especializadas, e adaptação de algumas infraestruturas como revestimento total do piso por um material lavável e fácil de desinfetar, assegura o município na mesma nota.
Na preparação destas infraestruturas o município contou com o apoio da Escola de Sargentos do Exército (ESE), que cedeu as camas e com o Caldas Internacional Hotel que forneceu toalhas e lençóis.
Para o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, o ideal seria que os dois hospitais não precisassem ver usados. Mas sublinha que é “preciso estar preparado para a eventualidade” de ser necessário aumentar a capacidade hospitalar instalada uma vez que, segundo os dados epidemiológicos, os casos vão continuar a aumentar até meados de abril.
Caldas montou dois hospitais de campanha como prevenção
