Portugal prepara plano específico para responder à pandemia

Data:

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou ho que está a ser finalizado um plano nacional específico para combater o novo coronavírus, que servirá de referência para a atualização dos planos regionais, locais e institucionais.
O documento, segundo a informação publicada pela DGS na sua página de internet, está a ser elaborado com base no plano de contingência existente.
O novo instrumento designar-se-á “Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (COVID-19)”.
Neste sentido, foi atualizada a lista de especialistas que integram a equipa criada para dar resposta ao surto, sob a designação de ’Task Force’.
A ’Task Force’ tem como missão “a centralização de toda a informação epidemiológica e evidência científica pertinente à avaliação e gestão do risco de forma a emitir orientações e recomendações para a sua contenção, sendo também responsável pela comunicação do risco”, lê-se no documento.
Podem ser chamados a colaborar outros especialistas, quer a título individual, quer como representantes de serviços ou organismos, dependentes do Ministério da Saúde ou de outras instituições.
No âmbito da epidemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), com origem na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, que se disseminou a outros continentes, foi ativada uma ’Task Force’, coordenada pela DGS, que promove a operacionalização e a adoção de medidas para prevenção e controlo da infeção, previstas no plano de contingência.
O coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou cerca de 170.000 pessoas no mundo, das quais 6.850 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75.000 recuperaram.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Depois da China, que registou a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com quase 60.000 mil infetados e pelo menos 2.684 mortos.
Itália, com 2.158 mortos (em 27.980 casos), Espanha com 309 mortos (9.191 casos) e França, com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afetados na Europa.
Portugal registou na segunda-feira a primeira morte, um homem de 80 anos, que se encontrava internado, com várias patologias associadas. Hoje, a Direção-Geral da Saúde registou 448 casos de infeção.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.