Covid-19: Turista holandesa é primeiro caso de contaminação na Madeira

Data:

O Governo Regional da Madeira anunciou hoje o primeiro caso de Covid-19 naquela região autónoma portuguesa. Trata-se de uma cidadã holandesa que estava de férias na ilha.
“O caso positivo foi detetado numa cidadã holandesa que entrou na Região Autónoma da Madeira a 12 de março”, disse o presidente do executivo.
Miguel Albuquerque disse ainda que todos aqueles com quem a turista contatou estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde.
“Apesar de todas as medidas preventivas que tomamos e do louvável comportamento cívico da nossa população, a região registou ontem à noite, pelas 22h14, o seu primeiro caso de Covid-19.
Todos temos que estar cientes da gravidade desta situação e manter a consciência cívica dos nossos comportamentos, face a mais este grande desafio que temos pela frente”, sublinhou o governante.
Miguel Albuquerque referiu que o governo regional “irá continuar a tomar todas as medidas necessárias no sentido de conter a epidemia na Madeira e a salvaguarda da vida e saúde das nossas famílias”.
Entre novas medidas que o executivo madeirense vai tomar, está o voltar a comunicar às embaixadas “a necessidade mandatória de procederem ao repatriamentos dos seus concidadãos turistas que ainda permanecem na Região (Autonoma da Madeira) com a maior brevidade possível”, revelou Miguel Albuquerque.
Também a partir de hoje vão cessar todas as atividades de animação e recreação turística, como excursões, passeios, visitas guiadas, rent-a-car ou atividades similares.
O Governo da Madeire determinou ainda o reforço de medidas de restrição de entrada em centros comerciais, mercados e demais espaços públicos, “no sentido de evitar a concentração de pessoas e o contato físico entre elas”, revelou o governante.
O trabalho na administração pública vai ser reduzido “ao mínimo indispensável para o funcionamento das instituições”, restringindo ainda mais os  planos de contingência que já tinha estabelecido.
Na sua comunicação, Miguel Albuquerque apelou ainda aos madeirenses e portosantenses que permaneçam nas suas casas e saiam à rua apenas para comprar alimentos e medicamentos, para apoiar a cidadãos idosos ou que necessitem de cuidados ou para ir trabalhar.
Por fim, pediu a quem estiver de quarentena na Madeira, principalmente os que regressaram de Portugal continental, “o cumprimento escrupuloso” dessa medida, porque “está em causa” a saúde de outros cidadãos, incluindo familiares de quem estiver em quarentena.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.