O município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, determinou um conjunto de medidas “para sal13vaguarda da saúde pública da população residente no concelho e dos trabalhadores do município”, informou o presidente da Câmara, Emílio Torrão.
Estas incluem o encerramento do centro náutico, pavilhão e biblioteca municipais, e o posto de turismo do Castelo e a suspensão da realização de eventos em equipamentos municipais e da feira quinzenal da vila do Baixo Mondego.
O incentivo à não realização de feiras “por outras entidades cuja abrangência não seja de cariz local”, a promoção de ações de sensibilização e esclarecimento destinadas a associações e instituições sociais, com a presença das autoridades de saúde local e a sensibilização das juntas de freguesias para o incentivo a formas alternativas ao atendimento presencial da população são outras medidas anunciadas, comuns aos 19 municípios que integram a CIM/RC.
Montemor-o-Velho incentiva ainda os munícipes a utilizarem as plataformas de internet “ou outros meios que não presenciais, para contactar com os serviços camarários, ou efetuar qualquer pagamento”, e irá restringir o acesso “a todos os locais de atendimento ao público do município, com aglomerado ou ajuntamento de pessoas nos mesmos, ficando o atendimento limitado ao número de postos de atendimento disponíveis”.
A autarquia vai ainda reforçar a higienização e os produtos a utilizar nos locais de acesso público e sanitários dos edifícios municipais e pretende sensibilizar para o cancelamento de eventos “nos espaços públicos, ou privados, que impliquem aglomerados ou ajuntamento de pessoas”.
Ainda antes da divulgação destas medidas, o município de Montemor-o-Velho anunciou o cancelamento, a partir de hoje, da edição 2020 do festival do Arroz e da Lampreia, que terminava no domingo.
Covid-19: Montemor-o-Velho encerra posto de turismo e outros espaços municipais
Data: