O SISAB PORTUGAL teve lugar em Lisboa nos dias 2, 3 e 4 de Março, mas os trabalhos começaram dois dias antes com as visitas profissionais a empresas que permitiram aos importadores tomarem conhecimento com os produtos portugueses ‘in loco’.
Este ano, e como de costume, foram vários os circuitos profissionais e educativos com contatos e provas, um pouco por todo o país.
Este foi o caso de um grupo de importadores, maioritariamente vindos da Rússia e do Canadá, que puderam ficar a conhecer o Centro Histórico do Porto através de uma vista guiada e um passeio ao Cais de Gaia, conhecido pelas sumptuosas caves do vinho do Porto. O Miradouro da Serra do Pilar com as suas vistas sobre a cidade e a Ponte de D. Luís também foi ponto de paragem.
Segundo os participantes viveu-se um dia descontraído repleto de momentos de boa disposição onde ficou demonstrada a oferta e potencialidades da cidade, reunindo o lazer, a gastronomia, a história e a cultura portuguesa.
A dormida foi no Peso da Régua, cidade magnífica, rica em maravilhas naturais, património histórico e cativantes paisagens. Um dos lugares mais inesquecíveis, situado junto ao rio Douro e que é considerada a capital da região demarcada na qual é produzido o conhecido Vinho do Porto.
Uma vez na região, os participantes não podiam deixar de visitar a emblemática Quinta da Pacheca onde comprovaram a distinta qualidade dos vinhos do Porto desta companhia fundada no seculo XVIII, bem como alguns dos vinhos tintos e brancos produzidos pela empresa da região do Douro, em Cambres, Lamego.
A Quinta da Pacheca é uma das propriedades mais conhecidas da região do Douro e foi também uma das primeiras propriedades a engarrafar vinho com rótulo próprio. É mencionado pela primeira vez num documento de abril de 1738, onde é chamado de “Pacheca’s”, porque era propriedade de D. Mariana Pacheco Pereira.
A região do Douro é uma das mais antigas regiões demarcadas para produção de vinho em todo o mundo.
Foi uma manhã preenchida e cativante que abriu espaço para uma tarde ‘surpreendente’ na Vineves, em Fátima, na região Centro de Portugal.
Com olivais e lagar próprios, a Vineves reúne as mais exigentes condições que lhe permitem obter produtos de qualidade já reconhecida nos diversos mercados em que se encontra presente. A paixão pela agricultura e pela qualidade levaram a Vineves a alargar sua gama de produtos, vindo a somar-se a estes o Vinho e o Mel. Marcas e produtos acarinhados e cuidados pelo seu criador para oferecer sempre o melhor aos seus clientes.
Na Vineves, os participantes mostraram-se surpreendidos com a qualidade dos produtos, mas também o bem receber que caracteriza os portugueses, e em especial, a Vineves.
A viagem terminou em Lisboa onde os participantes puderam continuaram a conhecer e contactar com os produtos portugueses ao longo dos três dias do certame.
O SISAB PORTUGAL é considerado a maior plataforma de negócios na fileira agroalimentar.
Sendo um espaço onde as empresas nacionais encontram os mais importantes importadores da indústria agroalimentar dos cinco continentes. Trata-se de um evento com características únicas, líder de mercado no apoio à exportação das empresas que marcam presença no certame, possibilitando anualmente milhares de novos negócios em diferentes áreas geográficas.