IP avança com modernização do troço ferroviário Celorico da Beira – Guarda

Data:

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje ter lançado o concurso da empreitada do troço ferroviário Celorico da Beira – Guarda, com um prazo de execução de 760 dias e um valor base de 90,4 milhões de euros.
Inserida no projeto de modernização da Linha da Beira Alta, a empreitada consiste na modernização de cerca de 46 quilómetros de via-férrea sobre o canal atual da Linha da Beira Alta, com algumas correções pontuais de traçado, no troço entre Celorico da Beira e a Guarda.
A empreitada será financiada em 85% com fundos comunitários ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa), relativa, neste caso, à ligação ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico.
“Será feita a substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como a alteração do layout das estações de Celorico da Beira, Pinhel, Vila Franca das Naves e Guarda de forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração”, explica a IP, empresa pública que resultou da fusão entre a REFER, Rede Ferroviária Nacional, e a EP, Estradas de Portugal.
Numa nota divulgada hoje, a empresa explica que serão também realizados trabalhos de terraplenagem e drenagem; ao nível das obras de arte, instalações fixas de tração elétrica, infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações e RCT+TP.
Prevê-se igualmente a supressão das passagens de nível de Celorico Gare e a de Baraçal, aos km 168,135 e 173,173, respetivamente, com a construção dos respetivos desnivelamentos e restabelecimentos.
“Trata-se de um conjunto de intervenções de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha”, refere a empresa.
Considerada a principal ligação ferroviária de Portugal à Europa, a Linha da Beira Alta faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida “como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.