O NRP Sagres já passou por Tenerife (Espanha), Cidade da Praia (Cabo Verde) Rio de Janeiro (Brasil), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Está agora a caminho da Cidade do Cabo (África do Sul).
Nesta volta ao mundo, que se insere nas celebrações do quinto centenário da circum-navegação do globo, o navio-escola Sagres esteve de 10 de fevereiro a 03 de março em três cidades da América do Sul: Rio de Janeiro, Montevidéu e Buenos Aires.
Entre 10 e 15 de fevereiro, a Sagres esteve esteve atracada junto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro e recebeu a visita de quase mil pessoas. Entre estes, destacaram-se a visita do grupo de escuteiros do mar do Rio de Janeiro e da Turma ‘Face’ da Escola Naval do Brasil de 1957.
“Foi cumprido o programa de porto que contou com diversos eventos, como a realização de uma receção oficial e dois jantares-receção com parceiros, a Câmara de Oeiras e AETUR”, lê-se no diário de bordo do NRP Sagres.
A Sagres fez-se ainda representar na cerimónia de inauguração da ‘Praça da Circum-navegação, implantada em plena baía de Guanabara, e num espetáculo na Casa do Minho do Rio de Janeiro.

O comandante da Sagres com a secretária de Estado das Comunidades e o Embaixador de Portugal no Brasil
Com os portugueses em Montevidéu
O NRP Sagres chegou ao porto de Montevideu a 23 de fevereiro e ali permaneceu até ao dia 27. O navio-escola português recebeu mais de 2700 visitantes nos três dias em que esteve aberto ao público. No dia 25, houve um momento especial: o comandante António Maurício Camilo e parte da tripulação foram recebidos na Casa de Portugal em Montevidéu para uma receção “que contou com a presença de autoridades e convidados como Ana Riveiro, o historiador sevillano Juan Marchena e o encargado de missão para los comemorações dos 500 da volta ao mundo de Magallanes-Elcano, Jose Marqués”, informa uma publicação da Casa de Portugal na refe ‘facebook’, onde destaca ter sido “uma honra” receber parte da tripulação da Sagres naquela instituição luso-uruguaia.
Outro ponto alto da agenda foi a conferência sobre a ‘Política das Alterações Climáticas em Portugal’, realizada no edifício da UNESCO, com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, do diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-Almirante Ventura Soares, e de Carla Palma, chefe da Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho do Instituto Hidrográfico. O Comandante do NRP Sagres fez a intervenção de encerramento da conferência.
![]() O navio-escola Sagres na aproximação ao porto de Montevideu, Uruguai | ![]() O comandante e parte da tripulação foram |
Honras militares em Buenos Aires
Depois de largar de Montevidéu, no final do dia 27, a navegação da Sagres “deu-se pela noite dentro por forma a percorrer as 128 milhas náuticas que separam os dois portos por entre um canal navegável estreito”.
“O nascer do sol veio mostrar a sombra do navio sobre o tom barrento das águas do Mar da Prata, que arrastam dos sedimentos do rio para o mar”, lê-se no diário de bordo.
Durante o trânsito de Montevidéu para a capital argentina, embarcou na Sagres um grupo de 10 alunos acompanhados de um professor da Universidade de Buenos Aires. Durante a navegação, os alunos recolheram amostras de água e interagiram com a vida a bordo.
Na chegada a Buenos Aires, já na parte da tarde, o navio foi recebido com honras militares por uma comitiva de militares e pela banda militar da Marinha Argentina.
Durante o fim-de-semana de 29 de fevereiro e 01 de março, o NRP Sagres esteve aberto ao público e recebeu mais de 2350 visitantes, destacando-se um grupo dos Navegantes de Las Americas.
Na manhã de 29 de fevereiro, uma delegação do navio participou numa iniciativa de limpeza de praia Beach Clean Up promovida pela ‘Parley for the Ocean’, e que contou com a presença do ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes.
E nessa noite, o NRP Sagres serviu de cenário para um concerto memorável: no porto de Buenos Aires, a Banda da Armada Argentina tocou e a cantora portuguesa Teresa Salgueiro “que cantou e encantou todos os que estavam presentes”.
“O concerto começou ainda de dia e, com o do pôr-do-sol, o céu escureceu entre tons de laranja para dar lugar ao brilho iluminação da Sagres que não passou despercebida”, escreveu o comandante.
O último dia antes de o navio largar de Buenos Aires, foi marcado por eventos protocolares.
À noite, a receção protocolar contou com a presença do embaixador de Portugal em Buenos Aires, João Ribeiro de Almeida, diversos representantes do corpo diplomático, o comandante da Marinha da Argentina, e entidades militares e da diáspora.
![]() A beleza de uma imagem: o NRP Sagres iluminado em Buenos Aires à noite | ![]() Palco de um concerto da Banda da Armada Argentina e a cantora portuguesa Teresa Salgueiro |
20 bandeiras, 22 portos
Na largada, a 03 de março, “não se deixou passar a oportunidade de homenagear os militares e familiares afetados pelo trágico acidente sofrido pelo submarino argentino. Içou-se, à largada do porto, em sinais visuais, a mensagem, 44 ARA San Juan”.
O navio-escola da Marinha Portuguesa está agora a caminho da Cidade do Cabo, na África do Sul, onde deverá chegar a 28 de março, ali permanecendo até 01 de abril.
Para esta volta ao mundo, que se insere nas celebrações do quinto centenário da circum-navegação de Fernão de Magalhães, o navio-escola leva a bordo uma guarnição de 142 elementos.
Ao todo, durante a viagem, serão içadas 20 bandeiras, além da portuguesa, nos 22 portos em que o Sagres vai fazer escala.
Um dos principais momentos da viagem acontecerá a 20 de outubro, em Punta Arenas, no Chile: vai coincidir com uma reunião com o navio-escola espanhol Juan Sebastian Elcano (o navegador espanhol que integrou a frota de Fernão e Magalhães e que, com a morte do navegador português, completou a viagem de circum-navegação do globo.
Antes porém, o NRP Sagres vai participar em Dili nas celebrações do 10 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) e será a ‘Casa de Portugal’ nos Jogos Olímpicos em Tóquio, entre 18 e 27 de julho.
A 30 de dezembro chega a Portugal, mais precisamente, a Ponta Delgada, nos Açores, estando o regresso a Lisboa agendado para 10 de janeiro de 2021.
#Ahora el buque escuela NRP "Sagres" de la Marina Portuguesa es recibido en #BuenosAires por la Banda de Música de la #ArmadaArgentina ??
Publiée par Armada Argentina – Gaceta Marinera sur Vendredi 28 février 2020
Foi assim que a Armada Argentina recebeu o Navio-Escola Sagres, em Buenos Aires |
Ana Grácio Pinto
Relacionadas
O navio-escola "Sagres" vai reconstruir , com 30 convidados especiais, o histórico percurso da epopeia de Fernão de Magalhães que deu nome ao "Monte Vidi", o morro ao redor do qual cresceu Montevidéu, capital do Uruguai. A "Sagres" zarpará da baía de Maldonado, em frente a Punta del Este, rumo a Montevidéu, reproduzindo a travessia com o cenário de 500 anos, quando a expedição do navegador avistou um curioso morro…