Portugal regista 30 casos confirmados de infeção pelo coronavírus que causa a doença Covid-19, mais nove do que os contabilizados no sábado, anunciou hoje a Direção-Geral de Saúde (DGS).
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pela DGS, há 57 novos casos suspeitos, num total de 281 registados desde o início do ano, estando 56 a aguardar resultado laboratorial.
A região Norte continua a liderar o número de casos confirmados de infeção com o novo coronavírus (22, mais sete que no sábado), enquanto a Grande Lisboa tem seis casos (mais um).
Foi confirmado o primeiro caso no Sul do país, o de uma aluna de uma escola de Portimão. O Centro do país continua a registar um caso, enquanto o Alentejo, Açores e Madeira ainda não têm casos de infeção pelo Covid-19.
Todos os pacientes com o novo coronavírus estão hospitalizados. Do total de doentes, 18 são homens e 12 são mulheres.
Relativamente às idades, um terço dos pacientes (10) tem entre 40 e 49 anos.
Há duas mulheres entre os 70 e os 79 anos, as doentes mais idosas.
Entre os 10 e os 19 anos, há cinco infetados (dois rapazes e três raparigas).
Estão sob vigilância das autoridades de saúde 447 pessoas por contactos com infetados, mais 35 que no sábado.
Segundo a DGS, há quatro cadeias de transmissão ativas, existindo seis casos importados – cinco de Itália e um de Espanha.
O boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde dá também conta de que dos 30 casos confirmados de infeção pelo Covid-19, 23 apresentam tosse, sendo este o sintoma mais comum.
A DGS indica ainda que entre os casos infetados, há 18 pessoas com febre, 17 com dores musculares, 14 com fraqueza generalizada e cefaleia, e cinco com dificuldade respiratória.