O bailado ‘O Primo Basílio’, criado pela Dança em Diálogos a partir da obra literária homónima de de Eça de Queirós, vai ser apresentado no Alvin Ailey Theater, em Nova Iorque, EUA, na próxima terça-feira, 10 de março, às 19h.
Com coreografia de Fernando Duarte e interpretação a cargo do coreógrafo e da bailarina e docente Solange Melo, que também assina a direção artiística, ‘O Primo Basílio’ é um bailado em dois atos.
“As fascinantes personagens criadas pelo escritor, aliadas ao seu estilo único e inconfundível, constituíram o ponto de partida para um espetáculo de dança que se pretende intenso, dramático e transversalmente cativante”, apresenta a produção.
O bailado incorpora uma linguagem que alia a estética neo-clássica à dança contemporânea, e a criação coreográfica a um desenho cénico de cariz minimalista.
“Deste modo, o romance transcende a fronteira literária, fazendo despertar o interesse em descobrir a obra de Eça de Queiroz e valorizando também o património musical português”, refere a produção deste bailado cuja música é baseada nas obras de Luis de Freitas Branco e Fernando Lopes Graça.
‘O Primo Basílio’ foi idealizado tendo em vista o desenvolvimento de uma residência artística “onde o romance surgisse como elemento catalisador da aproximação artística à dança enquanto prática e expressão artística preenchendo, deste modo, uma lacuna visivelmente existente entre o texto escrito e a dança”, revele ainda a Dança em Diálogos.
No elenco, além de Fernando Duarte e Solange Melo, estão ainda Cristina Maciel, Filipe Portugal ou Mark Biocca, Carlota Rodrigues e Pedro António Carvalho. Os figurinos são do estilista José António Tenente.
A digressão a Nova Iorque realiza-se numa parceria com o Arte Institute (e com o apoio da DGArtes. O espetáculo teve estreia nacional em janeiro no Theatro Circo de Braga e apresentações em Castelo Branco e Famalicão.
Bailado ‘O Primo Basílio’ estreia terça-feira em Nova Iorque
Data: