O livro “Apelos do Passado. Recordações da Pesca do Bacalhau”, de Valdemar Aveiro, antigo tripulante da frota bacalhoeira, é apresentado na sexta-feira, às 21:30, no Museu Marítimo de Ílhavo, no distrito de Aveiro.
A obra é apresentada por Álvaro Garrido, coordenador do grupo de História da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e autor, entre outros do projeto “O Estado Novo e a Campanha do Bacalhau”.
Valdemar Aveiro, de 86 anos, é oriundo de uma família de pescadores de Ílhavo. Aos 15 anos concorreu à Escola Profissional de Pesca, ganhou uma bolsa de estudos que lhe deu acesso ao liceu e, posteriormente, à Escola Náutica, onde concluiu o Curso de Pilotagem, tendo embarcado como moço a bordo do lugre-motor “Viriato”, para fazer uma viagem à pesca do bacalhau, suportando as despesas da sua formação.
Em 1957, embarcou como praticante de piloto no navio “Santa Mafalda”, do qual se tornou piloto no ano seguinte. Foi oficial imediato, do navio “Santa Joana”, em 1960, e, quatro anos depois, emigrou para o Canadá de onde regressou em 1965. No ano seguinte embarcou no navio “São Gonçalinho”. Em 1970, assumiu o comando do então mais velho arrastão português, o “Santa Joana”, tendo depois comandado o navio “Coimbra”. Retirou-se da faina em 1988 e, desde 1991, faz parte do conselho de administração da Empresa de Pescas S. Jacinto.