Covid-19: Mais de 290 milhões de jovens sem aulas

Data:

O encerramento de escolas em 13 países, para impedir a expansão do Covid-19, interrompeu as aulas de 290,5 milhões de alunos em todo o mundo, um número sem precedentes, informou a UNESCO.

Nas últimas semanas, 13 países mandaram fechar as escolas e outros nove impuseram medidas semelhantes a nível local para impedir a expansão do novo coronavírus, assinalou num comunicado a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Segundo a UNESCO, se os nove países com restrições a nível local acabarem por generalizar o fecho das escolas mais 180 milhões de jovens vão ficar sem acesso à educação.

Há apenas 15 dias a China era o único país que tinha encerrado as escolas devido ao Covid-19.

A UNESCO convocou uma reunião de emergência dos ministros da Educação para o próximo dia 19, que será feita por teleconferência, para partilhar as diferentes estratégias nacionais dos países para assegurar a continuação do ensino.

“Estamos a trabalhar com os países para assegurar a continuação da aprendizagem para todos, especialmente das crianças e jovens desfavorecidos, que costumam ser os mais afetados pelo encerramento das escolas”, disse a diretora geral da UNESCO, Audrey Azoulay, citada em comunicado.

Para a também ex-ministra francesa da Cultura, “a escala global e a velocidade da atual alteração educativa não tem paralelo e, se se prolonga, poderá ameaçar o direito à educação”.

A UNESCO recorda que o encerramento das escolas, incluindo quando é temporário, “é problemático por numerosas razões”, já que implica uma redução do tempo de aprendizagem e pode ter outras repercussões, como efeitos perniciosos nas famílias e no trabalho dos pais.

A organização diz que está a apoiar a implementação de programas de educação à distância em grande escala e plataformas que permitam a estudantes e professores conectarem-se desde as suas casas.

O Covid-19 é uma doença provocada por um novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no final do ano passado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.