Governo duplica postos onde se pode renovar cartão do cidadão ‘online’

Data:

O Governo duplicou o número de postos onde é possível renovar o cartão do cidadão ‘online’, disponibilizando este “serviço de proximidade” em mais de 500 Espaços do Cidadão.
“Em todo o território nacional há o dobro de postos onde se pode renovar o cartão do cidadão, descongestionando e criando uma oferta muito maior que vai permitir que as pessoas, numa lógica de grande proximidade e de maior fluência, conseguirão ter esta valência tão importante que é a renovação do cartão”, anunciou hoje a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.
Alexandra Leitão falava aos jornalistas na apresentação deste serviço no Solar dos Zagallos, em Almada, no distrito de Setúbal, onde se localiza um dos 630 Espaços do Cidadão existentes no país.
Aliás, segundo a governante, foi a integração “da quase totalidade” dos Espaços do Cidadão nesta rede de serviços que permitiu a “duplicação do número de postos” onde se pode renovar o cartão ‘online’, sendo agora quase mil em todo o país (juntando Lojas do Cidadão, Espaços do Cidadão e balcões do Instituto dos Registos e do Notariado).
O serviço foi lançado em junho de 2019 e, além de estar disponível na internet para todos os cidadãos com idade igual ou superior a 25 anos, também abrangia 54 Espaços do Cidadão – estendendo-se agora para mais de 500.
“Estas lojas fazem a renovação ‘online’, ou seja, é um serviço digital e presencial ao mesmo tempo. O ‘back-office’ é feito digitalmente, mas com a presença pode-se ajudar quem não consegue fazer digitalmente, misturando-se a tecnologia com a lógica de inclusão e de proximidade”, explicou.
Segundo dados divulgados pela ministra em agosto do ano passado, esta e outras medidas implementadas já permitiram retirar das filas para o cartão do cidadão “cerca de 30 mil pessoas”.
O cartão do cidadão pode ser renovado através da internet em https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.