Porto é o novo líder da Liga

Data:

O FC Porto regressou na segunda-feira ao topo da Liga de futebol, quatro meses depois de ter sido ultrapassado pelo Benfica, graças à vitória fora frente ao Santa Clara e ao empate caseiro das ‘águias’ contra o Moreirense.

Na deslocação aos Açores, em jogo relativo à 23.ª jornada, o FC Porto venceu a equipa da casa com dois golos sem resposta e somou a sexta vitória consecutiva para o campeonato, com os defesas Wilson Manafá (37 minutos) e Iván Marcano (76) a apontarem os golos que catapultam os ‘azuis e brancos’ para a liderança do campeonato (59 pontos).

Em sentido inverso, o Benfica, que seguia no primeiro lugar desde o final de outubro de 2019, isto é, há 14 jornadas, cedeu um inesperado empate caseiro com o Moreirense, e caiu para o segundo posto, ficando agora um ponto atrás dos ‘dragões’.

E o desfecho da partida na Luz até poderia ter sido pior para os ‘encarnados’, que se viram em desvantagem desde o minuto 67, quando o angolano Fábio Abreu marcou pelo quinto jogo consecutivo (já leva nove golos apontados na Liga), mas Pizzi alcançou o empate já em tempo de compensação (90+1).

O número 21 do Benfica, que já tinha falhado um penálti no arranque da segunda parte, permitiu num primeiro momento a defesa do guarda-redes brasileiro Mateus Pasinato ao seu remate da marca dos 11 metros, mas, à segunda, fez o golo de recarga, que permitiu ao clube lisboeta arrecadar um ponto, festejando o seu 13.º golo no campeonato.

De resto, o Benfica perdeu oito pontos nas últimas quatro jornadas – a que se soma a eliminação da Liga Europa pelos ucranianos do Shakhtar Donetsk – e o cenário em que se encontrava antes da deslocação ao Estádio do Dragão, há cerca de um mês, alterou-se completamente.

É que, se nessa ocasião, em caso de vitória, as ‘águias’ poderiam ficar com uma vantagem de 10 pontos sobre o FC Porto, a realidade é que a formação treinada por Sérgio Conceição venceu o ‘clássico’ e os três jogos que se seguiram para a Liga, e, face à queda livre do rival em igual período, ascendeu mesmo à liderança do campeonato.

Ainda assim, e apesar da má fase do Benfica, o terceiro classificado está longe, uma vez que o Sporting de Braga segue com 43 pontos, a 15 dos ‘encarnados’.

Certo é que a luta pelo título em Portugal está ao rubro, quando faltam disputar 11 jornadas, e FC Porto e Benfica voltam a entrar em ação dentro de cinco dias. A próxima ronda deste duelo está marcada para sábado, com o novo líder, FC Porto, a receber o Rio Ave, e com o Benfica a deslocar-se ao terreno do Vitória de Setúbal.

Quanto à 23.ª jornada, a mesma fica fechada na terça-feira, com o Famalicão (sétimo classificado com 33 pontos) a receber o Sporting (quarto com 39 pontos).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.