Trinta e oito filmes de 19 países vão estar em exibição no Cinenova, o primeiro festival de cinema universitário do país, que decorre de 5 a 7 de março na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCSH).
Organizado e produzido pela Nova FCSH, o Cinenova pretende estimular o cinema enquanto motor para a produção de conhecimento, destaca a organização.
Além de 25 filmes estrangeiros, estão também a concurso 13 curtas portuguesas, realizadas por estudantes de universidades dos diversos distritos do país e tendo como tema a relação ‘Cinema-Conhecimento’.
Das mais de 800 candidaturas recebidas de 77 países diferentes, foram selecionados os 38 finalistas que vão estar agora a concurso.
Os vencedores serão selecionados por um júri e conhecidos na sessão de encerramento, a 7 de março, na Nova FCSH. Os prémios são monetários: 2.000€ para O melhor filme a concurso receberá dois mil euros e o melhor filme português terá um prémio de mil euros.
A cerimónia de abertura está marcada para dia 4 de março, pelas 18h30, na Cinemateca Portuguesa, com a exibição de ‘Fordlândia Malaise’, de Susana de Sousa Dias, e de ‘Um Ramadão em Lisboa’, de Catarina Alves Costa & alunos.
Lisboa recebe o primeiro festival de cinema universitário de Portugal
Data: