Projetos de divulgação dos Açores despertam interesse crescente dos jovens da diáspora

Data:

O Diretor Regional das Comunidades destacou, nos Estados Unidos da América, que o “apoio do Governo dos Açores a projetos de divulgação da Região na diáspora tem contribuído para o aumento das visitas de estudo de alunos, em diversas áreas”. Paulo Teves, que falava na inauguração da exposição ‘Seeing the Archipelago: A Student Exhibition of Photographs of the Azores Islands’, no Moloney Hall, da Universidade de Massachusetts, em Lowell, considerou essencial “a ligação” que se tem criado entre as academias universitárias e a comunidade açoriana que partilha o mesmo espaço geográfico, o que “desperta junto de muitos alunos, mesmo sem qualquer vínculo com os Açores, uma curiosidade em conhecer a nossa realidade”, sublinhando que esta exposição “é fruto desse trabalho”.

“Nesta exposição, podemos ver que os jovens estudantes, que visitaram pela primeira vez diversas ilhas, conseguiram captar a essência da nossa identidade, fruto do trabalho realizado, à priori, junto da nossa comunidade residente em Lowell e que, agora, é, uma vez mais, reconhecida e valorizada”, afirmou.

O Diretor Regional das Comunidades congratulou ainda a Universidade de Massachusetts em Lowell e, em especial, o Saab Center for Portuguese Studies pelo apoio e incentivo a atividades que têm “contribuído para a afirmação da Açorianidade” neste estado norte-americano e para a divulgação das ilhas dos Açores, destacando o facto de estar “agendada para este ano uma segunda edição deste projeto, com novos alunos, à qual o Governo dos Açores tem muito gosto em se associar”.

A exposição ‘Seeing the Archipelago: A Student Exhibition of Photographs of the Azores Islands’, composta por 31 fotografias, é o resultado de uma viagem às ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa em 2019, por um grupo de 10 estudantes, após a realização de um curso de fotografia promovido pelo Departamento de Belas Artes da Universidade de Massachusetts, Lowell, em conjunto com o Saab Center for Portuguese Studies, e com o apoio do Governo dos Açores.

O curso incorporou a leitura, pesquisa e fotografia nas áreas de estudos culturais, história, literatura oral e folclórica dos Açores, bem como um curso elementar de português intensivo, desenvolvendo, nos estudantes, a capacidade para documentar histórias através da produção de materiais escritos e audiovisuais, procurando explorar os laços entre a extensa comunidade açoriana de Lowell, Massachussets, e as ilhas atlânticas.

Durante a viagem, os estudantes participaram em aulas e palestras sobre os Açores e a sua arquitetura e geologia, tendo também realizado excursões pela ilha de São Miguel juntamente com os alunos da Universidade dos Açores.
GaCS/DRCom

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.