Alqueva vai ter dois novos blocos de rega num investimento de 23,2ME

Data:

Estão em construção dois novos blocos de rega de Alqueva, o de Évora e o de Cuba-Odivelas (Beja). O investimento global ultrapassa os 23,2 milhões de euros, revelou a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), em comunicado.
“Teve início a construção de dois novos blocos de rega”, anunciou a empresa gestora do projeto, avançando que os blocos de rega de Évora e de Cuba-Odivelas, que vão beneficiar uma área total de “perto de seis mil hectares”, inserem-se no “projeto de expansão” do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA), no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios).
Contactada pela agência Lusa, fonte da empresa gestora do Alqueva adiantou que a estes dois novos projetos, incluindo “as empreitadas e as respetivas fiscalizações”, corresponde um investimento global superior a 23,2 milhões de euros.
“O investimento no Bloco de Rega de Évora é na ordem dos 13,9 milhões de euros”, enquanto o de Cuba-Odivelas “ultrapassa os 9,4 milhões”, precisou a mesma fonte.
Segundo a EDIA, a área a beneficiar pelo Bloco de Rega de Évora tem cerca de três mil hectares e está localizada neste concelho, abrangendo as freguesias de Horta das Figueiras, Nossa Senhora de Machede e Torre de Coelheiros.
“Este bloco de rega será equipado com um reservatório semi-escavado e impermeabilizado com tela e terá um volume útil de 50 mil metros cúbicos, uma rede de rega com perto de 30 quilómetros, 25 hidrantes e 45 bocas de rega”, referiu a empresa.
Quanto ao Bloco de Rega de Cuba-Odivelas, desenvolve-se entre os concelhos de Cuba, Alvito e Ferreira do Alentejo (Beja) e ocupa uma área próxima dos 2.800 hectares.
“A tomada de água para o circuito hidráulico de Cuba-Odivelas localizar-se-á no Canal Alvito-Pisão, entre o adutor da Vidigueira e a derivação para o reservatório Cuba-Oeste”, indicou a EDIA.
Este bloco de rega “será equipado com uma rede de condutas com cerca de 34 quilómetros de extensão, 21 hidrantes e 40 bocas de rega”, acrescentou.
O empreendimento do Alqueva já equipa cerca de 120 mil hectares com infraestruturas de rega, “iniciando-se agora a 2.ª fase, para a instalação de mais cerca de 50 mil hectares”, com o objetivo de, “em 2023”, chegar a “um total de 170 mil hectares” regados.
Esta expansão do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva insere-se do PNRegadios.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.