Nos dias 29 de fevereiro e 1 de março acontece o VIII Geotour Aldeias do Xisto
A oitava edição do Geotour Aldeias do Xisto, vai ligar o Fundão (distrito de Castelo Branco) a Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra) em duas etapas.
Esta prova de BTT é já uma referência entre os amantes deste desporto, naquela que é uma experiência desportiva associada ao contacto com a natureza e as gentes das aldeias do xisto nos concelhos envolventes à serra da Gardunha.
Este ano, a prova de BTT organizada pelo BTT Gardunha traz várias novidades no percurso, que vai passar ainda nos concelhos de Oleiros e Castelo Branco e terá um total de 170 quilómetros
A primeira etapa arranca no dia 29, no Fundão, e leva os participantes a passar no Cabeço do Pião, na Aldeia do Xisto da Barroca e por uma das partes mais bonitas da Grande Rota do Zêzere.
Em todo o percurso há sempre paisagens privilegiada, sejam nas serras da Estrela e da Gardunha sejam na Barragem de Santa Luzia.
Com uma extensão de 85 quilómetros, a etapa do primeiro dia termina na Pampilhosa da Serra.
A segunda etapa, a 01 de março, leva os participantes de regresso ao Fundão por um percurso totalmente novo.
Com uma extensão de 90 quilómetros, segue pelo concelho de Oleiros, passando por Cambas, Estreito e cruzando o Trilho dos Apalaches.
Depois da Cardosa, segue em direção ao concelho de Castelo Branco, passando pelas localidades de Paiágua, Almaceda, Souto da Casa e termina no Fundão.
O Geotour Aldeias do Xisto é uma prova realizada em autonomia e guiada por gps, podendo fazer-se em singulares ou em duplas.
O regulamento pode ser consultado em https://drive.google.com/file/d/1XlZ0qkSxTxhYKVk7vjlil_2CIFdbCAV8/view