Foi inaugurado em Aljustrel um percurso que permite conhecer a localidade a pé e que passa pelos principais locais de interesse da vila mineira.
Intitulado ‘Aljustrel tem uma mina’, este é “o maior percurso mineiro urbano do país”, com “uma extensão de 12 quilómetros e uma duração aproximada de três a quatro horas, passando por caminhos urbanos, passadiços de madeira e caminhos rurais”, informa a autarquia de Aljustrel.
O percurso segue por ruelas, praças e monumentos e dá a conhecer o património religioso mas também o mineiro e o ligado à atividade agrícola.
Entre os locais, destacam-se sítios “emblemáticos” da vila de Aljustrel, como o centro histórico, o parque mineiro e o santuário de Nossa Senhora do Castelo.
No centro histórico, estão a igreja matriz e o museu municipal e no parque mineiro, pode-se observar escombros mineiros, a chaminé da Transtagana e o malacate de Vipasca e visitar uma antiga galeria mineira e o núcleo museológico da Central de Compressores.
“O grau de dificuldade deste percurso pedestre, que mostra Aljustrel de “lés a lés”, é baixo e está acessível a pessoas com mobilidade reduzida, em equipamentos adequados, e a invisuais, desde que acompanhados”, informa a autarquia.
O ponto de partida e de chegada deste caminho é a antiga Escola Primária da Avenida, em frente ao Jardim Público 25 de Abril.
A sinalética do percurso dá indicações dos caminhos a percorrer e é a reconhecida e aceite internacionalmente como a de um percurso de pequena rota (até 30 quilómetros).
O percurso, que está homologado e registado, foi criado no âmbito do projeto TransAlentejo, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo para “dinamizar o turismo de natureza” e ao qual a Câmara de Aljustrel se associou.
Em Aljustrel está o maior percurso mineiro urbano do país
Data: