Tomar cidade banhada pelo Rio Nabão, afluente do Rio Zêzere que desagua em Constância no Rio Tejo, sempre teve os sues pratos de Lampreia que pescada nestes rios, repete o milenar ciclo anual: quando o caudal dos rios engrossa, os ciclóstomos deixam o mar e nadam contra a corrente para cumprir o seu destino: desovar nos rios do interior e perpetuar a espécie. Para além de ser um desses momentos de grande intensidade que a natureza nos dá, é também uma grande alegria para os amantes da boa mesa – mais conhecidos pelo nome de lampreia, os ciclóstomos vão depois dar sabor a um prato de excelência.
E o concelho de Tomar, sabem-no bem os apreciadores, é um dos principais destinos nesta época do ano, entre o final do Inverno e o princípio da Primavera. Este ano, a Mostra da Lampreia começa no improvável dia 29 de Fevereiro, prolongando-se até 29 de Março, aos fins-de-semana, em 24 restaurantes e pastelarias do concelho de Tomar.
Quanto ao resto, repete-se o milenar ciclo anual: quando o caudal dos rios engrossa, os ciclóstomos deixam o mar e nadam contra a corrente para cumprir o seu destino: desovar nos rios do interior e perpetuar a espécie. Para além de ser um desses momentos de grande intensidade que a natureza nos dá, é também uma grande alegria para os amantes da boa mesa – mais conhecidos pelo nome de lampreia, os ciclóstomos vão depois dar sabor a um prato de excelência. E o concelho de Tomar, sabem-no bem os apreciadores, é um dos principais destinos nesta época do ano, entre o final do Inverno e o princípio da Primavera.
Ao todo, são dez restaurantes, a que se juntam catorze pastelarias, a terem menus especiais de lampreia durante este período. A saber: Almourol (em Tancos), Bela Vista, Ginginha, Infante, Marisqueira de Tomar e Nabão (todos na cidade), a Lúria (Portela de S. Pedro), Manjar dos Templários (Moinho Novo), Ninho do Falcão (Quinta do Falcão) e Picadeiro (Alvito).
As doçarias (todas em Tomar) são Estrelas de Tomar, os cinco estabelecimentos da Padaria Rosa, os dois estabelecimentos Pic-Nic, a Templária e os cinco estabelecimentos Tropical.
Entre os pitéus disponíveis, que abarcam todos os pratos da refeição, contam-se entradas de paté de lampreia, paté de lampreia com algas ou pataniscas de lampreia; sopas de peixe do rio e de lampreia; lampreia com arroz de cabidela, molhata de lampreia, lampreia à bordalesa, arroz de lampreia e feijoada de lampreia.
Nos doces, há lampreias de ovos simples e com misto de fruta e ainda docinho de lampreia. Isto nas sobremesas dos restaurantes, porque as pastelarias aderentes, além da lampreia de ovos, apresentam nestas datas um conjunto de iguarias conventuais comos sejam as Castanhas de Ovos, Bolos de Cama, trouxas de ovos e beijinhos de lampreia.
Relacionadas
O presidente da Associação de Pescadores do rio Minho e do Mar disseque o arranque "positivo" da safra da lampreia, no dia 02, perspetiva um "bom" ano de pesca que se prolonga até 20 de abril. "Deve ser dos melhores janeiros de sempre. Os prognósticos auspiciam que seja uma boa safra. A chuva intensa que caiu nos últimos meses ajudou que a água doce entrasse no mar e trouxesse mais…
Os cartazes gigantes colocados estrategicamente nas vias rápidas e estradas nacionais divulgam o “mês da enguia” e Salvaterra de Magos assume-se como a “sua capital” sem nunca ter registado a marca. Como já manda a tradição, março volta a trazer ao concelho de Salvaterra de Magos uma nova edição do Mês da Enguia.