África e sem-abrigo entre os destinos da renúncia quaresmal dos católicos portugueses

Data:

Os católicos iniciam na quarta-feira a quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, principal festa dos cristãos, marcado por períodos de jejum e partilha, como a renúncia quaresmal, cujo produto é destinado a obras e causas sociais.

Nos últimos anos, África tem sido destino habitual de parte das renúncias quaresmais dos católicos portugueses e o mesmo vai acontecer este ano.

Das oito mensagens quaresmais de bispos diocesanos portugueses conhecidas até à manhã hoje, quatro indicavam que os resultados – na íntegra ou parte – das renúncias quaresmais dos católicos dessas dioceses terão como destino o continente africano.

Viana do Castelo, segundo o bispo Anacleto Oliveira, vai destinar o produto da renúncia quaresmal de 2020, “em partes iguais”, ao Gabinete de Atendimento à Família (GAF), na diocese, e à Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias do Lucala-Zenze, em Angola.

Nesta paróquia, na diocese de Cabinda, o objetivo é ajudar na construção da igreja do Sagrado Coração de Jesus, “no lugar da que foi destruída durante a guerra que devastou este país irmão”, escreveu o bispo de Viana do Castelo.

Bragança-Miranda e Leiria-Fátima, por sua vez, têm outro país lusófono como destino para a verbas que forem recolhidas nesta quaresma, Moçambique.

No primeiro caso, o bispo José Cordeiro anunciou que, além da construção do mosteiro trapista em Palaçoulo, na diocese transmontana, parte das verbas recolhidas no âmbito da renúncia quaresmal será destinada à reabilitação da igreja paroquial de S. Pedro de Chissano, na Diocese de Xai-Xai, Moçambique, auxiliando “20 comunidades, que ali se reúnem para a Eucaristia e todas as celebrações litúrgicas, catequese, retiros, formação espiritual e caridade”.

Quanto a Leiria-Fátima, o cardeal António Marto fez saber que coleta desta renúncia será canalizada para a diocese de Tete, em Moçambique, cujo bispo, Diamantino Antunes, é missionário da Consolata e natural de Albergaria dos Doze, localidade do concelho de Pombal que integra a diocese de Leiria-Fátima.

A diocese de Tete é maior do que Portugal, “pobre, carente de recursos humanos e materiais para a obra de evangelização”, indicou António Marto.

Já o Ordinariato Castrense, diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, vai apoiar na escolarização de crianças da República Centro-Africana, através da renúncia quaresmal de 2020.

“Iremos estar em comunhão com o povo de Bangui, na República Centro-Africana, destinando o fruto da nossa renúncia quaresmal deste ano ao projeto que visa aproximar as crianças da escola, incentivando a frequência escolar e contribuindo para a sua escolarização”, escreveu o bispo Rui Valério na sua mensagem para a quaresma que se inicia na quarta-feira.

Em relação ao destino das renúncias quaresmais noutras dioceses nacionais, Angra vai encaminhar, por indicação do bispo João Lavrador, o seu apoio para a comunidade do Capelo, na ilha do Faial, que viu a sua igreja destruída por um incêndio.

Vila Real, por seu turno, tem na criação de um Fundo Social Diocesano, para apoio a “situações de emergência social” que afetem famílias ou instituições, segundo as indicações do bispo António Augusto Azevedo.

Em Beja, os católicos estão a ser convidados a destinarem o resultado das suas renúncias ao Haiti e às celebrações dos 250 anos da restauração da diocese alentejana liderada pelo bispo João Marcos.

No Porto, o bispo diocesano, Manuel Linda, em nota pastoral para a quaresma anunciou que a verba recolhida será destinada à “adaptação de espaços e instalação de ‘camas de emergência’ para os sem-abrigo”.

O bispo do Porto, na sua nota, caracteriza como uma “realidade chocante” a existência de pessoas em situação de sem-abrigo.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.