O NRP Sagres chegou ontem ao final do dia ao porto de Montevideu, Uruguai, e já pode ser visitado. Saiba quais são os dias e os horários.
O navio-escola da Marinha Portuguesa vai permanecer onde irá permanecer na capital uruguaia até ao dia 27 de fevereiro.
Estará aberto a visitas ao público durante três dias.
Hoje, 24 de fevereiro, pode ser visitado das 10h às 12h e das 14h às 18h. Amanhã, 25 de fevereiro, estará o navio-escola estará aberto ao público no mesmo horário de hoje.
Quem não pôde visitar o NRP Sagres nesses dias, tem ainda a oportunidade de o fazer no dia 27 de fevereiro, das 13h às 17h.
A Marinha Portuguesa informa que estes horários podem estar sujeitos a alterações.
Um domingo tranquilo…
A Sagres deixou o porto do Rio de Janeiro a 15 de fevereiro, onde aportou no dia 10, através das águas da Baía de Guanabara, a reentrância costeira que deu nome à embarcação quando esta pertencia à Marinha do Brasil. Entre esses dias, recebeu a visita de quase mil pessoas.
O percurso entre o Rio de Janeiro e Montevideu foi tranquilo. O dia 16 começou “com a possibilidade de recompensar o esforço e dedicação da guarnição durante a estadia no Rio de Janeiro, com uma alvorada surda”, lê-se no diário de bordo.
“Às 7h da manhã, o clarim não tocou, uma regalia concedida pelo comandante. Também não houve formatura. Outro sinal da bondade do domingo: ao almoço foram servidas duas sobremesas, um gelado que debaixo do calor esmagador soube muito bem, e um fresco abacaxi brasileiro”, conta a jornalista Sofia Leite, da RTP, que está a acompanhar parte da viagem.
Depois dos dias de chuva intensa, que acompanharam os primeiros dias da estadia do navio atracado no Rio de Janeiro, a Sagres e a sua tripulação voltaram às temperaturas quentes.
“Todos os cuidados são importantes para a maximizar o conforto do pessoal durante condução das suas funções na ponte. A montagem do toldo deu-se logo de manhã, assim que o sol começou a raiar. Molhar o convés também ajuda”, escreve o comandante António Maurício Camilo no diário de bordo.
No dia 16 cantaram-se os parabéns a Elmano Nogueira, grumete da classe de manobra, que pertence à secção do Mastro do Traquete, e celebrou 22 anos. E dois dias depois foi a vez de Joaquim Mendes, cabo da Classe de Despenseiro e que pertence ao Serviço de Abastecimento, celebrar o seu 44º aniversário.

No dia 18 a tripulação redobrou os cuidados de segurança para navegar e naquele dia
… dias de trabalho intenso
O dia 18 foi de intenso trabalho. O acompanhamento das previsões meteorológicas permite, na maior parte das vezes, o ajuste antecipado da mastreação. “Esta tarde, sabendo que o vento iria aumentar de intensidade, tivemos uma faina geral de mastros para carregar o pano, ou seja, colhemos as velas”, conta o comandante.
A tripulação redobrou os cuidados de segurança para navegar e naquele dia foram passados os cabos ‘guarda-mancebos’ no poço e reforçaram-se as amarrações das baleeiras.
“Continuamos a nossa navegação rumo a Montevideu, mantemos um rumo e uma velocidade tal que nos permite adotar uma posição confortável em relação ao vento e ondulação que se fazem sentir”, escreveu António Maurício Camilo .
Durante o dia 21 e a noite de 22, o NRP Sagres passou por uma baixa pressão, que significou ventos forte e ondulação com alturas entre os cinco e os seis metros.
“Esta madrugada iniciou-se com uma faina geral de mastros para bracear as vergas, por forma a encostá-las a bombordo. Agora, novamente aproados a Montevideu, prosseguimos com o planeamento estando previsto atracarmos amanhã pelas 18h”, escrevia o comandante.
Para esta volta ao mundo, que se insere nas celebrações do quinto centenário da circum-navegação de Fernão de Magalhães, o navio-escola leva a bordo uma guarnição de 142 elementos. Ao todo, durante a viagem, serão içadas 20 bandeiras, além da portuguesa, nos 22 portos em que o Sagres vai fazer escala.
Um dos principais momentos da viagem acontecerá a 20 de outubro, em Punta Arenas, no Chile: vai coincidir com uma reunião com o navio-escola espanhol Juan Sebastian Elcano (o navegador espanhol que integrou a frota de Fernão e Magalhães e que, com a morte do navegador português, completou a viagem de circum-navegação do globo.
Antes porém, o NRP Sagres vai participar em Dili nas celebrações do 10 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) e será a ‘Casa de Portugal’ nos Jogos Olímpicos em Tóquio, entre 18 e 27 de julho.
A 30 de dezembro chega a Portugal, mais precisamente, a Ponta Delgada, nos Açores, estando o regresso a Lisboa agendado para 10 de janeiro de 2021.
A bordo, o trabalho em equipa é essencial.O mar calmo e os ventos de feição têm acompanhado o navio e a guarnição.
Publiée par Marinha Portuguesa sur Mercredi 8 janvier 2020
Viagem de Circum-navegação do NRP Sagres
05 JAN – LISBOA (PORTUGAL)
10 JAN – TENERIFE (ESPANHA)
19 JAN – PRAIA (CABO VERDE)
10 FEV – RIO DE JANEIRO (BRASIL)
23 FEV – MONTEVIDEU (URUGUAI)
28 FEV – B. AIRES (ARGENTINA)
27 MAR – CABO (ÁFRICA DO SUL)
09 ABR – MAPUTO (MOÇAMBIQUE)
24 ABR – MAURÍCIA
20 MAI – SINGAPURA
29 MAI – JACARTA (INDONÉSIA)
10 JUN – DILI (TIMOR-LESTE)
17 JUN – T. TIDORE (INDONÉSIA)
24 JUN – CEBU (FILIPINAS)
07 JUL – XANGAI (CHINA)
18 JUL – TÓQUIO (JAPÃO)
22 AGO – HONOLULU (EUA)
13 SET – TAHAITI
18 OUT – PUNTA ARENAS (CHILE)
04 NOV – PUNTARENAS (CHILE)
19 NOV – CALLAO (PERU)
05 DEZ – CARTAGENA (COLOMBIA)
30 DEZ – PONTA FELGADA
10 JAN – LISBOA
Ana Grácio Pinto