O dstgroup e o Instituto Camões lançaram a segunda edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões, que visa distinguir, anualmente e de forma alternada, livros editados em poesia e prosa de artistas nascidos em Angola.
Com um valor de 15 mil euros, o prémio tem candidaturas abertas até 20 de março e o regulamento está disponível em https://www.dstsgps.com/assets/assets/Regulamento-e-Formulario-PL-ANGOLA-2020.pdf
O Prémio de Literatura dstangola/Camões distingue este anos obras em prosa e podem candidatar-se autores angolanos, residentes ou não, com livros publicados no país ou no estrangeiro, nos dois anos anteriores, desde que em língua portuguesa, explica a organização.
No ano passado, o galardão foi entregue a umba obra em poesia. O escritor Zetho Cunha Gonçalves com o livro ‘Noite Vertical’ foi o vencedor.
O júri do prémio é presidido pela professora Irene Guerra Marques e integra ainda o escritor José Agualusa e o jornalista e adido de imprensa da Embaixada de Angola em França, Carlos Ferreira, ao qual caberá a análise, escolha e fundamentação da obra premiada.
Em 2019, no âmbito do protocolo assinado com o Instituto Camões, foi criada a sala de leitura dstangola no Centro Cultural Português em Luanda, “que recebeu do dstgroup milhares de livros, no valor de mais de 12.500 euros, estando previsto um reforço de seis mil euros, em cada um dos três anos subsequentes”, recorda a organização do prémio.
A biblioteca entregue pelo grupo empresarial reunia títulos de autores portugueses, autores lusófonos, livros técnicos e literatura, entre outros géneros.
A dstangola é uma empresa do dstgroup, que desenvolve a sua atividade principal na área da engenharia e construção no mercado angolano.
O dstgroup nasceu nos anos 40, desenvolve a sua principal atividade na área da engenharia e construção, mas atua também nos setores do ambiente, energias renováveis, telecomunicações, imobiliário e ventures.
O Instituto Camões tem a seu cargo a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro e a execução de políticas de cooperação portuguesa.
Abertas as candidaturas a prémio de literatura destinado a autores angolanos
