A primeira tertúlia de 2020 da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela teve lugar em Aguiar da Beira. A iniciativa que reuniu nesta bela vila da região da Serra da Estrela mais de 70 compadres e deixou evidente a vitalidade desta Academia que continua a receber novos compadres e a promover ajuda para quem mais precisa.
Esta tertúlia contou com a especial presença do compadre Sérgio Oliveira, presidente da Academia do Bacalhau de Maputo em Moçambique, Luciano Costa da Avianense Chocolates, José Amado, da Quinta Vale d’Aldeia e José Pedro Pinto da Lactovil, também vice-presidente da direção desta Academia, entre muitos outros ilustres compadres e comadres. A ementa nestes jantares, como não podia deixar de ser, é sempre bacalhau. Desta feita confecionado com o maior requinte no restaurante Cabicanca e acompanhado por vinhos DOP Dão, Monte da Estrela, produzidos pela Casa Américo, a partir de uma seleção de uvas, localizadas entre os 500 e 600m de altitude, na sub-região da Serra da Estrela, nas localidades de Vila Nova de Tazem e Sampaio.
O compadre Alexandrino Costa, ilustre Gouveense residente nos Estados Unidos e grande impulsionador desta Academia marcou presença nesta tertúlia e explicou os objetivos solidários destes jantares que visam angariar fundos para ajudar quem mais precisa na região.
José Luís Cabral, presidente da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela, por sua vez, começou por agradecer a presença aos compadres e comadres, para depois enunciar os objetivos solidários desta tertúlia que reverteu para ajudar o Diogo, um jovem extraordinário a quem a vida empurrou para uma cadeira de rodas e que necessitava de um elevador de escadas para superar as dificuldades de mobilidade na casa onde vive com a família.
A Academia do Bacalhau da Serra da Estrela abraçou mais esta causa e conseguiu angariar aproximadamente 1.200€ (mil e duzentos euros) para que o Diogo e a sua família possam ter uma vida mais facilitada.
José Luís Cabral mostrava-se visivelmente satisfeito no final desta tertúlia uma vez que são “ações de Solidariedade como esta que enchem o coração de alegria de todas as Comadres e Compadres que nela participaram, e leva para a sociedade a imagem que todos nós queremos da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela: uma Academia do Bacalhau da Serra da Estrela ainda mais consistente, preparada para todo e qualquer desafio que se apresente e, sobretudo, solidária”, referiu o compadre presidente desta Academia.
Dito isto, o presidente da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela, aproveitando a presença de Sérgio Oliveira nesta tertúlia, entregou também à Academia do Bacalhau do Maputo um cheque no valor de 500€ (quinhentos euros) em solidariedade com o povo de Moçambique que nos últimos anos tem sido assolado por muitas tragedias e devastações.
No final, o carrasco reuniu a atenção de todos na atribuição de multas aos compadres que durante o jantar prevaricaram das mais variadas maneiras. O valor resultante destas multas ajudou a ‘engordar’ o apoio ao jovem Diogo. José Luís Cabral estendeu ainda os agradecimentos à Junta de Freguesia de Aguiar da Beira e aos escultores locais, Tó-Zé e Laijinhas, bem como o DJ Paulo Marques que se associaram com o seu esforço e trabalho que resultou no leilão de duas esculturas. Foi também anunciada a data da próxima atividade da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela.