Criado com a finalidade de se tornar uma porta para apresentação das empresas portuguesas ao mercado internacional, o SISAB PORTUGAL completa a sua 25ª edição numa altura em que a exportação se tornou crucial e estratégica para a economia nacional que dela depende. Nos próximos dias 2, 3 e 4 de março vão estar em Lisboa produtores e importadores para negociar produtos portugueses.
O SISAB PORTUGAL é basicamente uma grande porta de saída para as empresas portuguesas que pretendem exportar. No difícil contexto de um mercado nacional maduro, a exportação surge como hipótese única para que se promova o crescimento das empresas. Ora o SISAB PORTUGAL não é uma feira como as outras onde apenas se “vende” espaço de exposição. O SISAB PORTUGAL promove efetivamente encontros de negócios, fruto da apresentação “cara a cara” entre os empresários portugueses e os futuros parceiros que vêm a Portugal expressamente para fazer negócios com empresas e marcas portuguesas. Por isso o SISAB PORTUGAL cria oportunidades únicas que as empresas reconhecem.
Negócios personalizados
O setor Agro-Alimentar é daqueles que mais resiste a uma crise económica e por isso cria sempre novas oportunidades porque a natural retração dos mercados leva sempre à procura de novos fornecedores e parceiros. A indústria agro-alimentar tem crescido muito em Portugal, principalmente a nível da qualidade o que a leva a tornar-se cada vez mais competitiva a nível mundial. Por isso é preciso cada vez mais descobrir novas parcerias e negócios que conduzem naturalmente a novas oportunidades de negócio. O SISAB PORTUGAL existe para criar esta plataforma negocial entre as empresas exportadoras e o estrangeiro, As pessoas aqui fazem negócios personalizadamente, conhecem-se na relação pessoal e num clima de ética e confiança ímpar.
Um evento original
O abrandamento da economia europeia, principalmente por causa dos efeitos do Brexit terá inevitavelmente alguma repercussão nas exportações portuguesas. Para Maria Morais, CEO do evento é, contudo, uma questão que se ultrapassa porque “o SISAB PORTUGAL não é um evento estático que aguarda passivamente a vinda de compradores internacionais, mas antes faz um trabalho personalizado e diferente de ano para ano no âmbito da busca dos mercados mais interessantes para a nossa realidade. Esta penso ser a grande fórmula de sucesso deste evento, foi assim no passado, será assim no futuro”.
Na realidade o SISAB nunca pretendeu ser simplesmente mais uma feira. É aliás este o sentido quando se fala de um certo pioneirismo. É acima de tudo um espaço para o encontro de negócios e de pessoas que uma vez por ano se reúnem em Portugal para conhecer o portfólio e as novidades que as empresas têm para o mercado internacional.
O facto do Presidente da República lhe ter concedido o seu Alto Patrocínio mostra bem do seu reconhecimento pelo que o SISAB PORTUGAL tem feito pelo sector alimentar em Portugal como é do conhecimento geral.
Promoção exclusiva dos produtos e das empresas portuguesas
O SISAB decorre num ambiente de profissionalismo intenso, daí não ser permitida a presença de público, comunicação social ou de outras entidades não diretamente relacionadas com o evento. Tudo é feito e desenvolvido tendo em atenção a rentabilização do tempo para a maximização do negócio, sem esquecer o elemento humano.
“Não é fácil encontrar no mundo inteiro e em Portugal, certames promovidos por entidades privadas, públicas ou associativas que abdiquem de receber a participação de expositores estrangeiros. E no caso do SISAB PORTUGAL as solicitações têm sido muitas, o que financeiramente seria até bastante interessante para a própria organização, mas esta felizmente nunca abdicou deste ideal que foi assumido desde a primeira hora e é ponto assente que a este princípio nos manteremos fiéis no futuro”.
Maria Morais, CEO DO SISAB PORTUGAL
Uma das muitas “bandeiras” do SISAB PORTUGAL foi desde sempre a promoção exclusiva dos produtos e das empresas portuguesas, quando muitos não acreditavam.
Muitas vezes se põe a questão. Até quando se poderá manter esta exclusividade para o que é português. Para Maria Morais CEO do SISAB, apesar de tudo a questão não se põe “ainda hoje não é fácil encontrar no mundo inteiro e em Portugal, certames promovidos por entidades privadas, públicas ou associativas que abdiquem de receber a participação de expositores estrangeiros. E no caso do SISAB PORTUGAL as solicitações têm sido muitas, o que financeiramente seria até bastante interessante para a própria organização, mas esta felizmente nunca abdicou deste ideal que foi assumido desde a primeira hora e é ponto assente que a este princípio nos manteremos fiéis no futuro”.
Por outro lado todo o trabalho de análise junto dos importadores estrangeiros que a organização faz permanentemente, é sempre na óptica dos produtos portugueses. Esta é outra marca de qualidade do SISAB PORTUGAL. Os importadores estrangeiros que selecionam para estarem presentes neste encontro anual para além de importadores, são distribuidores e retalhistas de produtos alimentares portugueses e que pretendem trabalhar com produtos e empresas portuguesas. E isto tem sido uma receita de sucesso e de bons resultados para as empresas em Portugal. É que os importadores não vêm ao SISAB PORTUGAL como a qualquer outra feira à procura simplesmente de produtos novos ou mais competitivos, os que vêm procuram realmente produtos com a especificidade do “Made in Portugal”. Só assim se explica que tenhamos importadores que chegam a fazer vinte e mais horas de voo para conseguir chegar ao SISAB PORTUGAL e estar com as empresas portuguesas…
Língua portuguesa uma língua de negócios
A língua portuguesa tem tido também um papel fundamental para a organização. Desde o primeiro dia que se descobriu que em muitos circuitos internacionais da exportação também se “falava em português”. A língua era por assim dizer a grande via de comunicação por onde se estabeleciam rotas para o envio de produtos portugueses para o mundo. Ora o grande sucesso do SISAB PORTUGAL, foi precisamente o de conseguir ampliar este esforço sem desvirtuar minimamente que fosse, esta realidade tão importante, especialmente ao servir de “ponta de lança” para tocar outras consumidores e importadores locais, onde sozinha a “língua portuguesa” não chegaria, mas que era essencial para criar esta autêntica rede mundial de marcas e produtos portugueses.
Foi esta a base de crescimento do SISAB PORTUGAL, por isso hoje tem também compradores de produtos portugueses de muitos países onde se fala português, representando os cinco continentes.
Ao longo dos anos o SISAB PORTUGAL tornou-se uma grande plataforma de negócios para os compradores internacionais que procuram produtos portugueses e não quaisquer outros. E é na variedade dos mercados internacionais presentes neste certame que as empresas portuguesas podem testar seriamente os seus produtos face a um leque muito alargado de compradores de diversas origens e de inúmeras apetências.
Saber ouvir as empresas
Este evento nasceu começando por saber ouvir as necessidades das empresas e sobretudo tentando encontrar nesses anseios um denominador comum. Apesar do sucesso, não mudou esta filosofia, por isso todos os anos mal acaba o evento percorre-se o país de lés-a-lés em reuniões individuais ouvindo as empresas e preparando assim a próxima edição.
Por tudo isto o SISAB PORTUGAL tornou-se o ponto de encontro com os compradores internacionais que especificamente procuram produtos portugueses e não quaisquer outros. Apenas na imensidão e variedade dos participantes internacionais deste certame as empresas portuguesas podem testar seriamente os seus produtos face a um leque muito alargado de compradores de diversas origens e de inúmeras apetências. Aquilo que poderá não agradar num mercado pode vir a tornar-se num produto de grande sucesso noutro qualquer, porque estes mercados procuram cada vez mais a diferenciação e produtos de características únicas.
Pela sua natural dimensão é cada vez mais importante estar no mercado internacional, e as empresas têm de ter uma presença constante porque os compradores do estrangeiro exigem isso mesmo. Cada vez se exige aos exportadores uma postura mais profissional e mais estável para que se possa investir com segurança na busca do consumidor final, por isso o SISAB PORTUGAL mais do que procurar novos expositores, pretende assegurar a estabilidade dos que estão para os próximos anos, porque é isso que igualmente pretendem os agentes económicos internacionais, que como já foi referido se querem especializar em produtos portugueses numa relação de longo prazo e apenas com empresas que tenham uma presença constante e demonstrem essa vontade e interesse em contatar com o mercado internacional de forma estável e regular.