O navio-escola Sagres esteve atracado no Rio de Janeiro, junto do Museu do Amanhã, entre 10 e 15 de fevereiro, e recebeu a visita de quase mil pessoas.
O navio-escola chegou ao porto da Cidade Maravilhosa através das águas da Baía de Guanabara, a reentrância costeira que deu nome à embarcação quando esta pertencia à Marinha do Brasil.
“Foi cumprido o programa de porto que contou com diversos eventos, como a realização de uma receção oficial e dois jantares-receção com parceiros, a Câmara de Oeiras e AETUR”, lê-se no diário de bordo do NRP Sagres.
A Sagres fez-se ainda representar na cerimónia de inauguração da ‘Praça da Circum-navegação, implantada em plena baía de Guanabara, e num espetáculo na Casa do Minho do Rio de Janeiro.
Estes dois eventos contaram ainda com a presença da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e de diversas entidades locais. No final do espetáculo o ator luso-brasileiro Tony Correia foi agraciado pela Secretaria de Estado com a medalha de Mérito das Comunidades.
Entre 11 e 14 de fevereiro o navio esteve aberto a visitas tendo recebido um total de 982 visitantes. Entre estes, destacam-se a visita do grupo de escuteiros do mar do Rio de Janeiro e a especial visita da Turma ‘Face’ da Escola Naval do Brasil de 1957.
“À Sagres, em cujos conveses e enxárcias descobrimos o caminho do mar, no saudoso ‘Guanabara’, em julho de 1957, a homenagem da Turma ‘Face’ da Marinha do Brasil”, foi a especial mensagem deixada na placa comemorativa oferecida pela Turma, que ficará no NRP Sagres para sempre.
A Sagres recebeu também a visita do ministro da Defesa Nacional de Portugal, João Gomes Cravinho, da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e do treinador de futebol Jorge Jesus.
À vela até Montevidéu
O Navio largou às 10 da manhã do dia 15 e ruma agora, em navegação à vela, até Montevidéu, Uruguai, onde deverá chegar a 23 de fevereiro.
“Os próximos portos, Montevidéu e Buenos Aires terão apenas um dia de navegação entre eles, pelo que contaremos com estes dias de navegação para ultimar todos os preparativos”, escreve o comandante António Maurício Camilo no diário de bordo.
Ao Brasil, a bordo do navio-escola, chegaram 50 instruendos da Aporvela – Associação Portuguesa do Treino de Vela e dois investigadores do projeto SAIL (Space-Atmosphere-Ocean Interactions in the marine boundary Layer), que visa “estudar a interação entre o espaço e o planeta Terra”.
Para esta volta ao mundo, que se insere nas celebrações do quinto centenário da circum-navegação de Fernão de Magalhães, o navio-escola leva a bordo uma guarnição de 142 elementos. Ao todo, durante a viagem, serão içadas 20 bandeiras, além da portuguesa, nos 22 portos em que o Sagres vai fazer escala.
Um dos principais momentos da viagem acontecerá a 20 de outubro, em Punta Arenas, no Chile: vai coincidir com uma reunião com o navio-escola espanhol Juan Sebastian Elcano (o navegador espanhol que integrou a frota de Fernão e Magalhães e que, com a morte do navegador português, completou a viagem de circum-navegação do globo.
Antes porém, o NRP Sagres vai participar em Dili nas celebrações do 10 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) e será a ‘Casa de Portugal’ nos Jogos Olímpicos em Tóquio, entre 18 e 27 de julho.
A 30 de dezembro chega a Portugal, mais precisamente, a Ponta Delgada, nos Açores, estando o regresso a Lisboa agendado para 10 de janeiro de 2021.
Quarta viagem de circum-navegação
A primeira viagem do navio Sagres com a bandeira portuguesa realizou-se em 25 de abril de 1962, que já realizou três viagens de circum-navegação em 1978/79, 1983/84 e 2010, mas nenhuma tão longa como a que começou a 05 de janeiro.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, três mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937, tendo recebido o nome de ’Albert Leo Schlageter’.
Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã.
No final da guerra, aquando da partilha dos despojos pelos vencedores, o ‘Horst Wessel’ e o ‘Albert Leo Schlageter’ couberam aos Estados Unidos. No entanto, apesar dos esforços do comandante americano da Base Naval de Bremerhaven, não foi possível encontrar, nos Estados Unidos, uma instituição que quisesse ficar com este navio.
Ao fim de três anos, foi cedido à Marinha do Brasil com o intuito de fazer face aos danos causados pelos submarinos alemães aos seus navios, durante a guerra.
Em 1961 foi adquirido por Portugal para substituir a antiga Sagres, que, curiosamente, também havia sido navio alemão. Celebrou 80 anos em 2017, 55 dos quais com a bandeira de Portugal.
A par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o NRP Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens.
O NRP Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional.
Viagem de Circum-navegação do NRP Sagres
05 JAN – LISBOA (PORTUGAL)
10 JAN – TENERIFE (ESPANHA)
19 JAN – PRAIA (CABO VERDE)
10 FEV – RIO DE JANEIRO (BRASIL)
23 FEV – MONTEVIDEU (URUGUAI)
28 FEV – B. AIRES (ARGENTINA)
27 MAR – CABO (ÁFRICA DO SUL)
09 ABR – MAPUTO (MOÇAMBIQUE)
24 ABR – MAURÍCIA
20 MAI – SINGAPURA
29 MAI – JACARTA (INDONÉSIA)
10 JUN – DILI (TIMOR-LESTE)
17 JUN – T. TIDORE (INDONÉSIA)
24 JUN – CEBU (FILIPINAS)
07 JUL – XANGAI (CHINA)
18 JUL – TÓQUIO (JAPÃO)
22 AGO – HONOLULU (EUA)
13 SET – TAHAITI
18 OUT – PUNTA ARENAS (CHILE)
04 NOV – PUNTARENAS (CHILE)
19 NOV – CALLAO (PERU)
05 DEZ – CARTAGENA (COLOMBIA)
30 DEZ – PONTA FELGADA
10 JAN – LISBOA