Investigadores da UTAD apuram técnica para preservar Burro de Miranda

Data:

A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) está desenvolver, em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), uma técnica de inseminação artificial com vista a preservar a raça do Burro de Miranda.
O estudo foi realizado pelo Hospital Veterinário da UTAD (HVUTAD) em parceria com a AEPGA e o Centro de Reprodução Animal de Vairão, (CRAV), com o apoio da Direção Geral da Agricultura e Veterinária (DGAV).
“Durante o estudo científico foi feita a aplicação de inseminação artificial em 12 Burras de Miranda com sémen refrigerado proveniente de seis garanhões do Burro de Miranda”, indicaram os técnicos envolvidos.
O estudo decorreu nas instalações do Hospital de Veterinária da UTAD, em Vila Real, durante os meses de junho e julho de 2019, foi coordenado por Ana Celeste Martins-Bessa e Miguel Quaresma, médicos veterinários daquele hospital, tendo ainda a participação 10 estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da UTAD.
Neste estudo, considerado pioneiro em Portugal, foram conseguidas oito gestações, correspondendo a uma “taxa de sucesso de 66% à primeira tentativa”, resultados considerados “muito encorajadores” para a aplicação desta técnica, concretizou Miguel Quaresma, do HVUTAD.
Ao longo dos últimos anos foram iniciados estudos através da Universidade do Porto (UP), e posteriormente com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através seus hospitais veterinários, no sentido de se conseguir a padronização de sémen congelado para a inseminação das fêmeas desta raça autóctone.
A refrigeração de sémen de asininos e a posterior aplicação em Burras de Miranda, permitirá que “fêmeas em zonas remotas, longe de burros machos em atividade reprodutiva possam ser inseminadas e ficar prenhas ajudando, assim, a preservar a raça do Burro de Miranda”, destacam os investigadores.
A gestação das fêmeas, que tem a duração de 370 dias, está a ser acompanhada pelo HVUTAD e pela AEPGA. Uma das gestações não teve continuidade, o que foiconsiderado “normal” pelos investigadores.
O Burro de Miranda é uma raça que ainda está em risco de extinção, já que apenas existem cerca de 700 fêmeas, número inferior ao recomendado pela FAO para a preservação de uma raça, que é de 1000.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.