O arquiteto português Raulino Silva foi premiado pelo ‘International Design Awards’, de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, pelo edifício que concebeu em Vila do Conde.
O Hotel Canino e Felino é um alojamento temporário de cães e gatos localizado em Parada.
Raulino Silva foi distinguido com o prémio ‘Silver’ (Prata), na categoria ‘Hotels and Resorts’.
O seu gabinete de arquitetura refere que o edifício “tem como programa principal o alojamento temporário de cães e gatos, que funciona como hotel, os animais ficam alguns dias alojados, por motivo de férias ou deslocação profissional dos seus donos”.
A estrutura criada pelo arquiteto português inclui um complemento à actividade do espaço, com um consultório veterinário, zona de banhos, áreas de treino/recreio exterior e ainda uma piscina para os animais domésticos.
É composta por três edifícios interligados, “para permitir acolher três áreas com usos diferentes”. “Ao dividir os espaços conseguimos uma zona de gatos separada da zona de cães para evitar o encontro de ambos e reduzir os ruídos. O terceiro edifício está ocupado com todos os espaços da área de atendimento ao público”, explica o gabinete do arquiteto português.
Raulino Silva nasceu em 1981, é natural de Vila do Conde, onde tem o seu gabinete de arquitetura, e formou-se na Escola Superior Artística do Porto.
Conta com vários prémios internacionais, como o ‘IF Design Awards’ 2019, em Munique, e o ‘International Architecture Awards’ 2018, em Chicago, o ‘Gold Award no Muse Design Awards’ 2019, em Nova Iorque,
Recebeu ainda o ‘Europe 40 Under 40 Awards’ 2018, que distingue os melhores jovens arquitetos europeus.
Em 2019, recebeu a medalha de mérito da cidade de Vila do Conde, pela Câmara Municipal.
Hotel para cães em Vila do Conde vale prémio internacional a arquiteto português
Data: