A gastronomia e a tradição dos Caretos vão animar Bragança

Data:

De 21 a 23 de fevereiro e também a 26 de fevereiro, o Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos promete uma semana intensa que vai juntar em Bragança, a mais genuína gastronomia e o melhor do património cultural de Trás-os-Montes.
Promovido pelo município de Bragança, em organização conjunta com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Confraria do Butelo e da Casula e a Academia Ibérica da Máscara, este evento transfronteiriço tem o apoio de cerca de 40 entidades de Portugal e Espanha.
A Praça Camões volta a ser o epicentro do certame que este ano, além do espaço de venda de fumeiro, com especial enfoque no Butelo, e outros produtos regionais, recebe várias iniciativas para todas as idades.
Estão programadas três demonstrações gastronómicas (uma por dia), com a Chef Justa Nobre, o Chef Marco Gomes e o Chef António e os seus formandos do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional).
No sábado, dia 23, as famílias com crianças dos 3 aos 10 anos podem assistir ao ‘Butelo de Histórias’ – Hora do Conto & Atividade Criativa, num momento recreativo e de aprendizagem com os mais novos que acontece a partir das 10h15.
A edição deste ano conta, também, com uma Maratona BTT dedicada ao Butelo e à Casula (dia 23 de fevereiro, às 09h30). Uma prova integrada no Open XCM da Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, cujas inscrições decorrem até ao dia 19 de fevereiro em www.cronochip.pt.
Não vai faltar ainda uma ‘Tasquinha’, para degustação de fumeiro e outros produtos típicos, animação permanente, exposição de elementos escultóricos executados por alunos das Escolas e IPSS’s de Bragança, teatro e muitas outras atividades.

O Carnaval dos Caretos reúne centenas dos mais tradicionais e autênticos mascarados da Península Ibérica e traz novidades este ano

Carnaval dos Caretos pelas ruas de Bragança

A animação carnavalesca será outra das atrações do Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos.
O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne centenas dos mais tradicionais e autênticos mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, está este ano repleto de novidades, avança a autarquia bragantina.
No dia 22 de fevereiro, depois de uma sessão de teatro ao vivo na Praça Camões, às 15h30, envolvendo Butelo, Casulas e Caretos, decorrerá o tradicional desfile pelas ruas da zona histórica.
Além das centenas de caretos e mascarados, provenientes de Portugal e Espanha, conta com a participação especial de alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e de utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social. A partida está agendada para a Praça Prof. Cavaleiro de Ferreira, às 17h.
No final do desfile, no Largo do Castelo, acontece a tradicional ‘Queima do Diabo’, uma figura com sete metros de altura que será simbolicamente colocada em chamas, num espetáculo cénico, com a presença dos Caretos.
A gastronomia e a tradição dos Caretos vão animar BragançaSeguidamente, terá lugar o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilh, num espaço com tasquinhas.
O Carnaval dos Caretos termina no dia 26 de fevereiro, às 17h, nas ruas do centro histórico, onde ‘O Diabo, a Morte e a Censura’ saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.
A par do certame, o município de Bragança promove a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, que este ano conta com 33 restaurantes aderentes. A lista completa e preços podem ser consultados em www.cm-braganca.pt.
O programa completo do estival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretospode ser consultado em https://www.cm-braganca.pt/cmbraganca/uploads/writer_file/document/7277/muppie_01.jpg

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.