A Câmara de Castelo Branco vai atribuir a medalha de ouro da cidade a Manuel Cargaleiro pelo relevante serviço prestado à sociedade, anunciou o município local.
“O mestre Manuel Cargaleiro, ceramista e pintor reconhecido a nível nacional e internacional, já participou em exposições particulares e coletivas nos quatro cantos do mundo. Natural do distrito de Castelo Branco, o seu contributo para o enriquecimento da oferta cultural presente na cidade é inestimável, numa coleção que conta com mais de 300 obras no Museu Cargaleiro”, explica, em comunicado, o município de Castelo Branco.
Esta decisão foi tomada, por unanimidade, em reunião privada do executivo, sendo que a proposta foi apresenta pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
A distinção vai decorrer a 20 de março, dia em que Castelo Branco celebra os 249 anos de elevação a cidade.
Além da atribuição da medalha de ouro da cidade ao mestre Manuel Cargaleiro, o executivo decidiu ainda distinguir mais três personalidades ligadas a Castelo Branco: O médico Fernando Dias de Carvalho, o grande impulsionador do Hospital Amato Lusitano (HAL); o atual presidente da Assembleia Municipal, Arnaldo Brás; e a fundadora da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Maria de Lurdes Pombo.