Pioneira na criação da categoria Late Bottled Vintage, a Taylor’s celebra os 50 anos do primeiro LBV com o lançamento do Taylor’s LBV 2015. Esta histórica casa de vinhos do Porto continua a ser o principal produtor de LBv’s, representando 34% em valor.
“Quando em 1970 avançamos com o lançamento do LBV pretendíamos responder às exigências do consumidor, que tinham mudado radicalmente. Este desejava um vinho do Porto de alta qualidade a preço acessível e sem complicações relativamente ao consumo. A Taylor’s respondeu a estas necessidades com um novo conceito de vinho do Porto, o LBV. Vinho de um só ano, de alta qualidade, com preço acessível, pronto a ser e bebido na altura do engarrafamento, sem necessidade de decantação e que podia ser apreciado ao copo, ao longo de várias semanas”, recorda Alistair Robertson, presidente não executivo da Taylor’s.
“A crescente procura de LBV levou a Taylor’s a fazer grandes investimentos tendo introduzido métodos e tecnologias paradigmáticas quer na viticultura quer na enologia e construído novos armazéns com condições óptimas para o envelhecimento do LBV, que dotaram a Taylor’s de uma grande flexibilidade para responder às crescentes necessidades do cada vez maior número de mercados. A Taylor’s hoje está presente em 103 mercados”, acrescenta Adrian Bridge, CEO da Taylor’s.
As notas de prova indicam que o Taylor’s LBV 2015 tem um “núcleo preto-rubi profundo e estreito aro vermelho com reflexos roxos”. “Notas de morango maduro e discretos aromas de ervas são impregnados de uma poderosa perfume de fruta preta da floresta e geleia de groselha. Como é típico da Taylor’s, o nariz é delineado com frutas muito finas e bem focadas. O paladar tem uma densidade e vigor impressionantes, com taninos espessos que enchem a boca, proporcionando estrutura e corpo. Deliciosos sabores a frutos silvestres permanecem no longo final”, apresenta a Taylor’s.
Esta edição comemorativa estará disponível no retalho na primavera.
Fundada em 1692
Fundada em 1692, a Taylor’s é uma das primeiras e históricas casas de vinho do Porto.
Empresa de gestão familiar desde a sua fundação dedica-se à produção de vinhos do Porto de grande qualidade, desde o plantio da vinha e cultivo das uvas à elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos lotes de vinhos.
“O compromisso da família com o futuro do vinho do Porto é também demonstrado na sua determinação em preservar o ambiente único da região do Douro, através da promoção de uma viticultura sustentável e responsável”, sublinha a empresa na nota de imprensa divulgada acerca do novo LBV.
A Taylor’s destaca-se pelos seus elegantes e longevos vinhos do Porto Vintages, que estão entre os mais reconhecidos, procurados e colecionáveis, e são provenientes da Quinta de Vargellas e das Quintas da Terra Feita e Junco.
O Porto LBV, de que foi a criadora, continua a ser o principal produtor da casa, que foi ainda sido pioneira no lançamento do Chip Dry, o primeiro Porto Branco Seco e no lançamento do primeiro Vintage Single Quinta.
“A Taylor’s é também reconhecida como o mais importante produtor de Tawnies de Idade e possui uma das mais extensas reservas de vinhos do Porto envelhecidos em casco”, revela ainda.