A Câmara do Cadaval lançou concursos para três dos vários percursos pedonais que quer criar no concelho.
Os três circuitos representam um investimento de 710 mil euros do total de 1,5 milhões de euros que a autarquia pretende investir, disse o seu presidente.
“Queremos apelar à mobilidade das pessoas e combater o sedentarismo, criando condições de segurança para quem quer caminhar, correr ou andar de bicicleta”, afirmou à agência Lusa, José Bernardo Nunes.
“Como o circuito Cadaval-Casal Cabreiro tem muita adesão, a câmara decidiu avançar com outros”, justificou o autarca.
Um dos concursos, no valor de cerca de 155 mil euros, é para a construção do circuito pedonal Cercal-Cadaval, até à entrada sul da vila, com um prazo de execução de 60 dias, segundo o anúncio do procedimento, a que a Lusa teve acesso.
A empreitada engloba a remoção do pavimento existente, colocação de lancis e de novos pavimentos e construção de escadaria em betão.
O segundo destina-se ao circuito Vermelha-Cadaval/Alto do Bacalhau, tem um custo de 217 mil euros, um prazo de execução de 90 dias e prevê a construção de um passeio de utilização pedonal, de acordo com o anúncio.
O terceiro, orçado em 338 mil euros, foi lançado para a construção de um passeio de utilização pedonal que ligue Cercal-Cadaval, passando em Chão de Sapo, Casal Cabreiro e Casais de Montejunto, com prazo de execução de 90 dias.
As três empreitadas vão ser financiadas a 85% por fundos comunitários.
O município tenciona investir até 1,5 milhões de euros e quer construir outros percursos pedonais no concelho, para os quais aguarda ainda aprovação da candidatura a fundos comunitários.
No orçamento de 13 milhões de euros para este ano tem inscrito um investimento de 751 mil euros na construção de ciclovias e circuitos pedestres do Alto do Bacalhau, Casal Cabreiro/Chão de Sapo, Painho/Figueiros/Alguber e outro na sede do concelho.
Cadaval lança concursos no total de 710 mil euros para percursos pedonais
Data: