Teatro do Vestido leva memória da revolução e da ditadura à Galiza

Data:

O Teatro do Vestido realiza a 14 e 15 deste mês, sexta-feira e sábado, na Galiza, Espanha, duas palestras performativas sobre a memória política portuguesa da ditadura, do colonialismo e da Revolução de Abril, até novembro de 1975.
‘O Quotidiano das Mulheres’ e ‘O Bairro das Ex-Colónias’ são os títulos das palestras que o Teatro do Vestido dá na sala Ingravida (Rúa Pérez Leirós, 3, Baixo), na localidade galega de O Porriño, informou o coletivo teatral.
As duas palestras performativas, como as designa a diretora do Teatro do Vestido, Joana Craveiro, exploram as linguagens e os dispositivos cénicos com que o coletivo que dirige tem vindo a abordar a memória política portuguesa desde o alvor da ditadura, em 1926, até à sua queda, em 1974, da Revolução, desde abril de 1974 a novembro de 1975, assim como do colonialismo português e do processo de descolonização que sucedeu à queda do regime, em 25 de Abril.
Objetos, imagens, arquivos privados com recolha de testemunhos de agentes e de intervenientes diretos, e uma profunda pesquisa bibliográfica estão na base do trabalho do Teatro do Vestido que documenta, interpela e questiona as transmissões da que é denominada como história oficial, propondo novas narrativas a partir da pequena memória de pessoas cuja história nunca foi contada.
A primeira das duas palestras, representativas do trabalho que a companhia tem realizado nos últimos anos, ‘O Quotidiano das Mulheres’ aborda a sua ausência das grandes narrativas históricas e, em simultâneo, os seus múltiplos papéis nesse tempo que foi o processo revolucionário português, de 1974 a 1975 ou mesmo a 1976. “É difícil dizer quando acabou” esse período, defende a companhia.
Já em ‘Bairro das Ex-Colónias’, a segunda parte do díptico, surgem algumas histórias do colonialismo português e da perda de uma “ideia de império” por parte de uma geração que não o viveu diretamente, mas recebeu-o através da memória dos pais.
“O que fica disto tudo”, “Quanto tempo até que toda a memória se perca” foram algumas das questões levantadas pelo Teatro do Vestido e pessoas que embora não tivessem respostas para as perguntas tinham a sua

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.