Municípios do Baixo Tâmega com candidatura aprovada para recuperar monumentos românicos

Data:

A Associação de Municípios do Baixo Tâmega anunciou a aprovação de uma candidatura para intervir no Mosteiro de Ancede, Baião, na Igreja de Santo Isidoro, Marco de Canaveses, e criar um centro interpretativo em Veade, Celorico de Basto.

Segundo a associação, a candidatura apresenta um investimento elegível de cerca de 740 mil euros e foi aprovada no âmbito do Norte 2020, no contexto da Rota do Românico, prevendo a recuperação, conservação e salvaguarda daqueles monumentos.

Citado num comunicado da Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT), o seu presidente e autarca de Baião, Paulo Pereira, assinala que “a aprovação desta candidatura mostra a vitalidade e a importância deste tipo de entidades na região, capazes de captar investimentos supramunicipais”.

Segundo a AMBT, “as áreas de intervenção da Rota do Românico, centradas na conservação e valorização do património cultural, têm vindo a promover a crescente afirmação deste projeto como valioso fator de desenvolvimento”.

A AMBT compreende os municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, do distrito do Porto, Celorico de Basto, distrito de Braga, e Resende, distrito de Viseu.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.