O número de mortos na China continental devido ao novo coronavírus aumentou para 1.115, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo os números recentes da OMS, há ainda 45.171 casos confirmados, dos quais 44.730 na China
A Comissão Nacional de Saúde chinesa acrescenta que 451.462 pacientes foram acompanhados por terem tido contacto próximo com os infetados, dos quais 185.037 ainda estão sob observação.
O balanço ultrapassa o da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), que entre 2002 e 2003 causou a morte a 774 pessoas em todo o mundo, a maioria das quais na China, mas a taxa de mortalidade permanece inferior.
O novo vírus, que provocou um morto em Hong Kong e outro nas Filipinas, afeta também o território de Macau (com nove casos) e mais de duas dezenas de países, onde os casos de contágio superam os 350.
A situação motivou a marcação de uma reunião de urgência de ministros da Saúde dos países da União Europeia para quinta-feira, em Bruxelas, enquanto a Organização Mundial de Saúde enviou uma equipa de especialistas para a China para acompanhar a evolução.
Um estudo publicado na terça-feira, e realizado por 37 pesquisadores, incluindo o proeminente epidemiologista chinês Zhong Nanshan, avança que o período de incubação do novo coronavírus pode prolongar-se até 24 dias, e não 14 como se apurou anteriormente.
As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação.
Os sintomas associados à infeção são mais intensos do que os da gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, como falta de ar.
Coronavírus: Número de mortos aumenta para 1.115
Data: