O acervo de mais de 40 anos de atividade do arquiteto João Luís Carrilho da Graça vai ser incorporado na Casa da Arquitectura.
A cerimónia de assinatura do contrato de depósito do acervo acontece a 15 de fevereiro, no Arquivo daquela instituição.
“É um acervo muito completo que reflete o trabalho qualitativo de um grande arquiteto, uma referência da arquitetura portuguesa e de dimensão internacional”, refere o diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio.
O acervo Carrilho da Graça que será entregue à Casa da Arquitectura contempla cerca de 300 projectos executados para os mais diversos países, como Espanha, França, Chipre, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Hungria, Finlândia, Egipto, Brasil e Estados Unidos da América.
A maioria, porém, diz respeito a projetos arquitetónicos executados em Portugal, como as Piscinas em Campo Maior (1982-1990), a Ponte sobre a Ribeira da Carpinteira na Covilhã (2003-2009) ou o Terminal de Cruzeiros em Lisboa (2010-2018).
“Entre o conjunto do material incorporado é possível encontrar desenhos e escritos de Carrilho da Graça e dos seus colaboradores, mas também uma extensa coleção de maquetas que representam tanto as obras construídas, como algumas versões diferentes das que acabaram por ser executadas, ou até mesmo, em alguns casos, projetos que não chegaram a passar do papel”, informa a Casa da Arquitectura.
Nascido em 1952, Carrilho da Graça é arquiteto desde 1977, vive e trabalha em Lisboa. Foi distinguido com vários prémios, como o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte (1992), Prémio Valmor (1998, 2008, 2010, 2017), Prémio FAD, Espanha (1999), Prémio Pessoa (2008), Prémio Piranesi – Prix de Rome (2010), Medalha da Académie d’Architecture, Paris (2012), International Fellowship do Royal Institute of British Architects (2015), Prémio Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires (2018), Prémio arpaFil, Guadalajara, México (2018) e Ordem da Instrução Pública da República Portuguesa (2019), entre outros.
Atualmente é professor da Cátedra Unesco Leon Battista Alberti do Campus de Mantova do Politécnico de Milano (Itália) e da Haute École du Paysage, d’Ingénierie et d’Architecture de Genève (Suíça). É Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
A Casa da Arquitectura, criada em 2017 em Matosinhos, é uma entidade sem fins lucrativos que tem vindo a afirmar-se no universo da criação e programação de conteúdos para a divulgação nacional e internacional da arquitetura junto da sociedade.
Casa da Arquitetura recebe acervo do arquiteto Carrilho da Graça
Data: