Sindicato fala em dificuldades dos trabalhadores consulares e das missões

Data:

O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) alertou hoje para o impacto agravado dos cortes da administração pública que continua a atingir os trabalhadores consulares e a falta de proteção social a que alguns estão sujeitos.
Esta organização sindical vai hoje transmitir aos deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas as suas apreensões em relação a estes trabalhadores que “continuam a sofrer os impactos agravados dos cortes na administração pública”.
Rosa Ribeiro, dirigente do STCDE, disse à agência Lusa que estes cortes tiveram efeitos ampliados nos trabalhadores dos consulados que vivem e trabalham em países onde o nível de vida é muito mais caro.
“Não nos podemos esquecer que, em 2012 e 2013, o que se verificou na administração publica em Portugal teve um efeito multiplicado nestes trabalhadores que viram aplicados cortes numa realidade diferente”, adiantou.
A juntar a estas dificuldades, o sindicato enumera mais de 10 anos sem atualizações salariais, o que aumentou a perda acumulada do poder de compra destes trabalhadores.
Os representantes sindicais estão igualmente preocupados com a ausência de qualquer tipo de segurança social com que se deparam alguns trabalhadores consulares e das missões diplomáticas em países onde o sistema de proteção social dos funcionários públicos (ADSE) nada vale.
Neste encontro com os deputados, o sindicato vai igualmente dar a conhecer a situação dos funcionários do consulado geral de Portugal em São Paulo, no Brasil, que motivou um abaixo-assinado, no qual denunciam dificuldades económicas e laborais.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.